Título: Câmara marca debate com candidatos
Autor: Éboli, Adauri e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 23/01/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. Os três candidatos à presidência da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR), concordaram em participar, juntos, de um debate na TV Câmara. Na semana passada, Chinaglia resistia a debater com os concorrentes. O petista achava que seria um ¿dois contra um¿, por acreditar que há um acordo entre os dois.

Na TV Câmara, o programa será dividido em quatro blocos. O primeiro terá a duração de 33 minutos. Cada candidato poderá se apresentar e responderá a perguntas de uma mediadora. O segundo bloco terá a participação de jornalistas de vários meios de comunicação credenciados para trabalhar na Câmara. Os três irão responder a seis perguntas. No terceiro bloco, os candidatos perguntam uns aos outros, com possibilidade de réplica e tréplica.

O quarto e último bloco a participação será da população. As pessoas poderão enviar suas perguntas por meio eletrônico ou ligando para um telefone 0800 da Câmara. Os candidatos serão sorteados. A pergunta não poderá ser dirigida especificamente para um deles.

Os três candidatos também irão participar de um debate na próxima sexta-feira, no jornal ¿Folha de S. Paulo¿.

A idéia de realizar um debate com os candidatos partiu do grupo que lançou a candidatura de Fruet, a terceira via, e foi encampada por Aldo. Para os candidatos, o debate é uma forma de levar a campanha pela presidência da Câmara à sociedade civil, especialmente depois de uma legislatura que abalou a imagem do Poder Legislativo, com escândalos de corrupção em série ¿ caso do mensalão e da máfia dos sanguessugas.