Título: MEC quer criar metas para as prefeituras
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 23/01/2007, O País, p. 5

Repasses federais dependeriam de planos serem cumpridos

BRASÍLIA. Com base em um novo índice educacional, o MEC quer estabelecer metas com as prefeituras. Repasses federais ficariam condicionados ao cumprimento de planos de trabalho. É aí que poderiam entrar recursos do BNDES, com a abertura de linhas de financiamento para a construção, ampliação e reforma de escolas. A idéia é ainda embrionária dentro do governo, mas tem apoio na Secretaria de Educação Básica:

¿ Seria uma inovação positiva. É investimento em desenvolvimento, em capital humano ¿ disse o diretor de Projetos Educacionais, Armando Simões.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, defende que os jovens de 16 a 18 anos sejam incluídos na faixa de filhos que dão direito ao benefício variável do Bolsa Família. Hoje, apenas filhos até 15 anos propiciam o acréscimo. O governo espera, assim, estimular os jovens a freqüentar a escola. Cerca de 16% da população de 15 a 17 anos está fora da escola.

Até o fim do ano, 63 novas escolas técnicas

Outra medida em estudo é a oferta de merenda escolar no ensino médio noturno e nos cursos de educação de jovens e adultos (EJA) de ensino fundamental. Seria uma forma de combate ao abandono, estimulando a maior freqüência. O MEC deverá inaugurar, até o fim do ano, 63 escolas técnicas de nível médio. Outras 150 estão previstas até 2010.

O pacote deverá conter ainda projeto que autoriza o governo a pagar bolsa de R$260 por mês a professores estaduais e municipais que lecionem no programa Brasil Alfabetizado. (D.W.)