Título: Candidatura de Fruet é referendada por 53 dos 64 deputados do PSDB
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 24/01/2007, O País, p. 4

Eles (Aldo e Chinaglia) são governo, eu sou Câmara¿, afirma o tucano

BRASÍLIA. O nome de Gustavo Fruet (PSDB-PR) foi referendado ontem para a disputa pela presidência da Câmara em encontro que contou com a participação de 51 dos 64 deputados tucanos eleitos e que continuam na legenda (dois formalizaram a saída do partido). Três deputados enviaram fax declarando o apoio. A candidatura de Fruet tem o apoio de um movimento suprapartidário que inclui deputados do PPS, PV e PSB. O candidato tucano disse que é isso que diferencia sua candidatura das outras, de integrantes da base governista ¿ Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

¿ Eles são governo, eu sou Câmara. Eles querem discutir um aumento (salarial) de 90% e eu quero discutir uma pauta para o Brasil, e quero que a Câmara se reencontre com a sociedade brasileira. Há uma semana a eleição já estava definida. Agora haverá um segundo turno. Estaremos lá. Esta não é uma candidatura contra o governo, é uma candidatura a favor da Câmara ¿ disse o tucano.

Petista ainda aposta no apoio dos tucanos

Fruet espera receber o apoio do PPS hoje e diz ter a adesão de deputados do PSB, PTB, PP, PMDB. Os tucanos calculam que Fruet tenha hoje 110 votos. Para o candidato, o apoio de seu partido já é uma vitória, mas é preciso agora correr atrás de aliados históricos, como o PFL.

¿ Minha candidatura nunca foi uma anticandidatura, mas para se tornar viável, precisa do apoio de partidos maiores.

O candidato tucano admitiu que tem pouco tempo para fazer campanha. A oito dias da eleição, Fruet diz que, se eleito, manterá a independência do Legislativo e tratará o governo com respeito:

¿ O menor custo político para Lula será a eleição do candidato referendado pelo PSDB.

Mesmo depois de perder o apoio tucano, Chinaglia insiste em garantir o voto do PSDB num eventual segundo turno. Ele disse que daria a primeira vice-presidência à legenda.

¿ Quero manter com o PSDB um relacionamento de excelente nível. Com o apoio do PSDB, era uma vitória esmagadora no primeiro turno. Mas mudou o quadro. Agora, trabalho para uma vitória em primeiro turno, mas nunca disse que ganharíamos em primeiro turno.

Chinaglia estará hoje em Minas, para conversar com deputados. Fruet tem encontro com o governador Aécio Neves.