Título: Governo prepara Pacote da Cidadania
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 24/01/2007, O País, p. 10

Ex-trabalhadores escravos vão receber verbas do Bolsa Familia

BRASÍLIA. Esquecida pelas medidas do programa de crescimento econômico, a área social do governo será contemplada com um plano específico. O governo vai anunciar em breve o Pacote da Cidadania, que prevê medidas e a integração de projetos de vários ministérios da área social.

No programa, haverá ações para as famílias assentadas pela reforma agrária, os quilombolas e ações afirmativas para mulheres e negros. O combate ao trabalho escravo deverá fazer parte do pacote. O governo pretende agilizar acordos celebrados entre o Ministério do Trabalho e outras áreas para que os trabalhadores que foram libertados pelo Grupo Móvel de Fiscalização sejam contemplados com o Bolsa Família, tenham acesso ao seguro-desemprego e também possam participar do programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

Desde o ano passado, a Casa Civil pediu aos ministros da área social que enviassem informações sobre as necessidades de seus principais programas e sugestão de novas ações. Uma possível medida é a inclusão no Bolsa Família do jovem com idade entre 15 a 17 anos. O governo estuda a adoção de um prêmio para o aluno que passar de ano. A Secretaria de Direitos Humanos irá contribuir nas medidas de segurança pública divulgadas pelo governo. O objetivo é intensificar a parceria entre os dois setores. Na Saúde, a idéia é ampliar as ações e o atendimento na atenção básica e o número de equipes do Programa Saúde da Família.