Título: Sem dúvida vai acelerar investimentos
Autor: Doca, Geralda e Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 24/01/2007, Economia, p. 19

Roger Agnelli condiciona novo ritmo à melhoria do ambiente de negócios

BRASÍLIA. O presidente Lula avaliou ontem, segundo integrantes do Palácio do Planalto, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ¿sobreviveu¿ às primeiras críticas, apesar da polêmica sobre o uso do FGTS em obras de infra-estrutura e o descontentamento dos governadores. O otimismo de Lula foi reforçado pelo encontro, à tarde, com o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli. Ele considerou positivo o conjunto de medidas e afirmou que, a partir do plano, a maior empresa privada do Brasil deverá elevar seu nível de investimentos.

¿ Se tiver um ambiente melhor, com menor custo tributário em cima da venda energia, sem dúvida nenhuma a Vale vai acelerar os seus investimentos em energia e este foi um dos assuntos que tratei com o presidente ¿ disse Agnelli.

Segundo o executivo, na próxima sexta-feira, a Vale anunciará os investimentos previstos para 2007:

¿ Disse ao presidente que a gente continua acelerado. O investimento será fortíssimo aqui dentro ¿ comentou Agnelli.

Apesar dos elogios, Agnelli cobrou redução da carga tributária e modernização dos portos e rodovias. Devido a estes senões, Lula determinou aos ministros que continuem explicando as medidas à exaustão. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, começou o dia em entrevistas e, à tarde, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, tentou reverter o ¿incêndio¿ causado pela medida provisória que prevê uso do FGTS na criação de um Fundo de Infra-Estrutura.

Lula se reuniu com os ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Relações Institucionais) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Também esteve com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. (Cristiane Jungblut)