Título: Lamy mostra otimismo com encontro em Davos
Autor: Beck, Martha e Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 24/01/2007, Economia, p. 27

Diretor da OMC acredita que reunião pode significar retomada das negociações de Doha

BRUXELAS. A reunião de ministros de Comércio e chanceleres esta semana em Davos, na Suíça, pode indicar que eles estão prontos para o relançamento completo das negociações mundiais da Rodada de Doha, afirmou ontem o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy. Embora a sessão de sábado em Davos não deva tratar diretamente das negociações, ela pode se tornar um trampolim para a retomada das conversas para a liberalização do comércio mundial, que já duram cinco anos e que foram suspensas em julho do ano passado.

¿ Acredito que possa ter, dependendo da vontade, um sinal de retomada completa das atividades¿ afirmou Lamy. ¿ Começamos o ano com um humor muito mais positivo, já que, nesse período, as lideranças tiveram tempo para refletir sobre o quadro geral.

Semana passada, o comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson, e a representante americana, Susan Schwab ¿ que estarão em Davos ¿, disseram que houve progressos.

A Rodada de Doha, lançada em 2001 logo após os atentados de 11 de setembro para impulsionar o comércio mundial e tentar retirar da miséria milhões de pessoas, foi suspensa por divergências entre as principais potências, especialmente sobre questões ligadas ao comércio agrícola.

FÓRUM SOCIAL: ¿AMÉRICA LATINA É VANGUARDA ANTIIMPERIALISTA¿, na página 28