Título: América Latina é vanguarda antiimperialista
Autor: Menezes, Maié
Fonte: O Globo, 24/01/2007, Economia, p. 28

Intelectuais e ativistas avaliam que presidentes de esquerda estão transformando a região em frente antineoliberal

NAIRÓBI. A América Latina está na vanguarda antiimperialista, na avaliação de intelectuais e ativistas reunidos ontem no Fórum Social Mundial para discutir o pensamento político na região. O desempenho de presidentes como Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correas (Equador) está transformando o continente numa frente antineoliberal, segundo o intelectual cubano Osvaldo Martinez.

¿ O ciclo neoliberal foi freado na América Latina. A esquerda, antes vista com desconfiança, volta a ser uma escolha. O socialismo voltou a ser uma opção. Um socialismo que aprende com experiências do passado. O novo ambiente econômico na América Latina significa a preservação de governos amigos, como o da Nicarágua, da Bolívia, da Venezuela e do Brasil ¿ afirmou Martinez, que falou para uma concorrida platéia, no Estádio Kasarani, em Nairóbi.

O intelectual português Boaventura Sousa Santos sustenta que a América Latina está na dianteira da luta contra o imperialismo americano. Ele afirma que diferentes esquerdas emergem da América Latina. E, enquanto isso, o governo americano patina no Oriente Médio:

¿ O imperialismo se mudou para o Oriente Médio e lá se afundou ¿ afirmou Boaventura, irônico ao falar de Lula. ¿ Chávez prometeu ser revolucionário e está sendo reformista. E Lula prometeu ser reformista e está sendo reformista mesmo.

O ativista haitiano Camille Charmers, ao dar o seu depoimento sobre a ocupação do país por tropas de paz, criticou o papel brasileiro na intervenção:

¿ Em nome de uma suposta cooperação Sul-Sul, dez mil soldados, grande parte do Brasil, ocuparam nosso país. Agora, 450 soldados brasileiros invadiram um bairro e mataram 19 pessoas, entre elas duas crianças. Essa é uma falsa missão de direitos humanos.

O assessor de Política Externa do Planalto, Bruno Azevedo, protestou:

¿ O Brasil foi chamado ao Haiti depois do fato consolidado. Vários progressistas de esquerda apóiam a missão.

Alvo de protestos, EUA podem sediar novo fórum

Ontem foi mais um dia de protestos dos participantes contra os Estados Unidos. E uma versão local do Fórum Social Mundial acontecerá, de 27 de junho a 1º de julho, na sede do capitalismo mundial ¿ a cidade de Atlanta, nos EUA. De acordo com a organizadora do encontro, Walda Katz-Fischan, são esperadas 20 mil pessoas.

O fórum nacional poderá ser a porta de entrada para a realização do Fórum Social de 2009 no país. Para 2008, está decidido que acontecerão eventos paralelos em todo o mundo, no mesmo período em que ocorrerá o Fórum Econômico de Davos.