Título: Estremecidos
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O Globo, p. 2

As relações entre o PSDB e o PFL estão cada vez piores. As divergências vão além do tipo de oposição que cada partido está disposto a fazer ao governo Lula. O conturbado processo das eleições da presidência da Câmara abalou a confiança dos pefelistas nos tucanos. O mais afetado, pelo azedume que se criou, é o governador de São Paulo, José Serra, que disse uma coisa e fez outra.

Os líderes do PFL ainda procuram entender a atitude do governador José Serra. Eles contam que o governador e seus emissários, até as vésperas do desastrado anúncio de apoio à candidatura do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), garantiam que marchariam junto com o PFL, apoiando a reeleição do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Os pefelistas estão espantados com a forma pela qual os serristas teriam envolvido o governador Aécio Neves (MG), na tentativa de ocultar o verdadeiro interessado na operação. Para completar o desconforto, eles dizem que Serra estaria estimulando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a entrar na briga pela presidência do PFL.

Estes fatos reforçam a posição do PFL de buscar uma alternativa própria nas eleições de 2010. A experiência de aliança com os tucanos não tem sido boa desde que o presidente Fernando Henrique Cardoso deixou a Presidência da República. Em 2002, José Serra trocou o PFL pelo PMDB. Em 2006, Geraldo Alckmin trocou o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), pelo ex-governador Anthony Garotinho (PMDB).

Com a disputa que se estabeleceu na base parlamentar do governo Lula nas eleições da Câmara, tendo, de um lado, a aliança PSB-PCdoB e, de outro, o PT, há pefelistas que avaliam estar se abrindo uma nova perspectiva para o partido. Argumentam que, se esses partidos levarem adiante seu distanciamento do projeto de poder petista, ao ponto de lançarem uma candidatura presidencial, como a de Ciro Gomes, estará se criando uma nova alternativa eleitoral. Uma oportunidade para que se quebre a polarização PT x PSDB. Há pefelistas que admitem que a aliança formada nas eleições da Câmara, que reúne PSB-PCdoB-PFL, pode evoluir para um entendimento maior em cima de um programa mínimo comum. Eles lembram que, em 2002, uma parcela do partido já deu apoio à candidatura de Ciro Gomes.