Título: Manuela D'Avila vence a eleição na Câmara
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O País, p. 3

Musa da Casa, deputada estreante foi a mais votada em teste das urnas

BRASÍLIA. Considerada a musa da Câmara antes mesmo de assumir o mandato, a novata Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) venceu ontem a eleição simulada para presidente da Casa, que testou as nove urnas eletrônicas que serão usadas no dia 1ºde fevereiro. Manuela recebeu 24 dos 45 votos dos funcionários da Casa que participaram da simulação. Em segundo lugar ficou Rebeca Garcia (PP-AM), com 12 votos, e em terceiro, Gladson Cameli (PP-AC), com sete. Os nomes foram escolhidos aleatoriamente.

A deputada e seu companheiro de partido, o presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), comemoraram o resultado, interpretado como um bom sinal. O candidato à reeleição tem a musa como importante cabo eleitoral. Empenhadíssima na campanha, Manuela, de 25 anos, tem conversado por telefone especialmente com os novatos, os mais jovens e as mulheres, pedindo voto para o colega. Manuela festejou:

- É um bom prenúncio para os comunistas! Até os funcionários elegeram a deputada que está na campanha do Aldo. O que coincide com os contatos que tenho feito, em que sinto que a campanha pela reeleição está forte.

Aldo, ao comentar a vitória simbólica, disse que, se soubesse antes do resultado, teria renunciado em favor da companheira:

- Ela venceria em qualquer partido - brincou.

No dia da eleição, cada deputado votará 11 vezes. Para cada cargo aparecerá o nome e a foto dos concorrentes. O coordenador do sistema de votação, Leirton Saraiva de Castro, calcula que cada voto levará de dois a três minutos. Em 2005, na eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE), foram 17 horas de sessão. A expectativa agora é de que dure no máximo quatro horas. A apuração sairá em dez segundos. Os votos, secretos, serão criptografados e, após a votação, a memória será apagada, mantendo-se apenas os totais.

- As urnas são um instrumento da democracia. Todas as da Câmara foram vistoriadas pelos partidos, o que nos dá segurança na votação - disse Aldo. (Isabel Braga)