Título: Dom Odilo abençoa tucano em visita à CNBB
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O País, p. 4

Entidade esclarece que não tem candidato; Fruet recebe apoio da bancada do PPS

BRASÍLIA. O tucano Gustavo Fruet (PR), candidato à presidência da Câmara, recebeu ontem a benção do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Pedro Scherer. O religioso deixou claro, no entanto, que a CNBB não tem candidato. Para dom Odilo, o importante - seja quem for o eleito - é que a Câmara não se volte sobre si mesma e defenda os interesses da sociedade.

- Dou a benção, mas isso não significa que esteja escolhendo um ou outro candidato. A CNBB deixa a decisão para a própria Câmara - disse dom Odilo a Fruet, acrescentando depois em entrevista: - A primeira postura (do eleito) que esperamos é que a Câmara não se volte sobre si mesmo, sempre tenha muito presente os anseios da sociedade que os elegeu.

Fruet justificou a ida à CNBB como forma de aproximar a Câmara das entidades que defendem o interesse da sociedade:

- O mandato não se legitima apenas com a eleição, mas a cada dia de exercício.

Dom Odilo entregou a Fruet textos da CNBB e um projeto com propostas para o país, elaborado na época das eleições do ano passado. Ele disse que os outros dois candidatos - Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - não procuraram a entidade, mas que a CNBB está aberta ao diálogo.

À tarde, a bancada do PPS formalizou o apoio a Fruet. Segundo o líder do partido, Fernando Coruja (SC), toda a bancada declarou voto no tucano, embora apenas nove deputados tenham participado da reunião. Os outros onze declararam voto por telefone.