Título: Em Minas, Fruet pede ajuda a Aécio e Chinaglia reúne 21 deputados
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O País, p. 4

Tucano ganha apoio de Itamar Franco e petista aposta no 1º turno

Em>BELO HORIZONTE. Os votos dos 53 deputados federais mineiros foram disputados ontEm por dois dos três candidatos à presidência da Câmara. Arlindo Chinaglia (PT-SP) conseguiu reunir 21 deputados federais Em almoço organizado pelo deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). Disse acreditar que pode definir a eleição ainda no primeiro turno. Nessa viagEm de campanha por Minas Gerais, mesmo sEm o apoio do governador Aécio Neves (PSDB), Chinaglia disse que terá uma boa votação entre os parlamentares do estado.

O candidato do PSDB, Gustavo Fruet, chegou a Belo Horizonte pouco depois de Chinaglia. Por pouco, os dois não se encontraram na AssEmbléia Legislativa. Quando Chinaglia saía para almoçar com os deputados que o apóiam, Fruet se encaminhava para a presidência do Legislativo, comandado pelo tucano Mauri Torres. No Palácio das Mangabeiras, onde foi recebido por Aécio, Fruet foi surpreendido por um telefonEma do ex-presidente Itamar Franco, que decidiu se manifestar Em favor de sua candidatura.

Mas nessa conversa, mesmo com o aval do governador mineiro, Fruet só atraiu a atenção de sete parlamentares. Depois de discutir a participação de Aécio na campanha, o tucano se reuniu com os três deputados do PP. Fruet disse esperar que Aécio consiga atrair o voto de outros deputados. Seu objetivo é chegar ao dia da eleição com 120 a 140 votos e, com isso, garantir o segundo turno.

- O governador Aécio, por ter sido presidente da Câmara, conhece como poucos o que está Em jogo nesta eleição, e me chamou a atenção para o que venho reiterando: não é uma candidatura para identificar aliados ou adversários do governo. É uma candidatura de reafirmação da Câmara - disse Fruet.

Aécio prometeu se Empenhar pelo colega de partido:

- Estou muito otimista. O Gustavo põe um ingrediente novo nessa disputa. Deixa de ser uma disputa entre facções do governo, para ver quEm tEm mais força no governo, e passa a ser uma disputa de projetos, de prioridades, de fortalecimento do Parlamento. O PSDB, unanimEmente, vai caminhar com ele. Espero que outros parlamentares de Minas, mesmo de outros partidos, compreendam a importância desta eleição. Vou conversar com vários deles.

"Não vou patrocinar a anistia de ninguém"

Chinaglia, por sua vez, trabalha para resolver a questão no primeiro turno. O petista afirmou que está certo de que pode vencer. E aproveitou a passagEm por Belo Horizonte para justificar sua posição sobre um eventual projeto de anistia do deputado cassado José Dirceu. Chinaglia disse que não vai patrocinar a anistia de ninguém.

- O que tenho lido, até porque tEm muito tEmpo que não converso com Dirceu, é que ele e Jefferson (do PTB, também cassado no escândalo do mensalão) estariam buscando fazer um projeto de iniciativa popular. Eu, como presidente, evidentEmente não vou patrocinar a anistia de ninguém. Se alguém decidir pela anistia de quEm quer que seja, será após o trâmite regulamentar do processo legislativo. Essa é uma falsa questão - disse Chinaglia.

Em Brasília, Fruet recebeu ontEm a benção do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Scherer. O bispo deixou claro, porém, que a CNBB não tEm candidato. Para dom Odilo, o importante - seja quEm for o eleito - é que a Câmara não se volte para si mesma e defenda os interesses da sociedade.

- Dou a benção, mas isso não significa que esteja escolhendo um ou outro candidato. A CNBB deixa a decisão para a própria Câmara - disse dom Odilo a Fruet, acrescentando depois, Em entrevista: - A primeira postura (do eleito) que esperamos é que a Câmara não se volte sobre si mesma, sEmpre tenha muito presente os anseios da sociedade.