Título: Comissão quer melhorar desempenho de estatais
Autor: Duarte, Patricia e Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 25/01/2007, Economia, p. 25

Governo cria órgão interministerial para adequar empresas às recomendações da OCDE

BRASÍLIA. No mesmo dia do anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que baseia nas estatais boa parte de seu financiamento, o governo criou a Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). Segundo o Ministério do Planejamento, a CGPAR unificará, no governo, a discussão de diretrizes e estratégias relacionadas à participação acionária da União nas estatais.

O diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais do órgão, Eduardo Scaletsky, disse que o objetivo é modernizar as práticas de governança corporativa, adequando-se às recomendações da Organização para Coordenação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Outra meta é rever a representação da União nos conselhos de administração e fiscal das estatais. O governo quer maior alinhamento com as estratégias gerais.

A CGPAR é formada pelos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; da Fazenda, Guido Mantega; e da Casa Civil, Dilma Rousseff. Hoje, segundo Scaletsky, existem 117 empresas estatais. Dessas, 87 são sociedades anônimas, mas apenas três têm ações negociadas em bolsas. Outras 22 são empresas públicas onde a União detém 100% do capital; e oito têm outras formas de sociedade. Há ainda outras 75 empresas controladas por Petrobras e Banco do Brasil.