Título: Usineiros comemoram medidas
Autor: Jansen, Roberta
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O Mundo, p. 36

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, comemorou a decisão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de reduzir em 20% no consumo da gasolina e aumentar do uso do etanol nos próximos dez anos no mercado americano. Segundo ele, os produtores brasileiros serão beneficiados pelas medidas e deverão elevar o volume de álcool exportado para aquele país. Atualmente, 60% do total das exportações brasileiras de etanol - o equivalente a dois bilhões de litros - têm como destino os EUA.

- Não tenho nenhuma dúvida de que esta decisão do presidente americano é positiva. Qualquer redução no consumo de gasolina nos favorece - disse Carvalho, ao ressaltar que o Brasil produz cerca de 17,5 bilhões de litros de etanol e vem registrando crescimento entre 10% e 13% ao ano.

O presidente da Unica lembrou, no entanto, da elevada taxação do etanol no mercado americano, hoje em cerca de US$0,14 o litro:

- Esta é uma outra luta, uma luta antiga. Mas agora, temos que olhar o lado positivo.

Para o especialista do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, no entanto, a decisão do governo Bush poderá forçar, a curto e médio prazos, a redução das tarifas de importação do álcool. Além disso, ele acredita que as medidas indicam maior preocupação dos Estados Unidos com um suprimento estável de energia, ao tentar diversificar a matriz energética do país:

- Os Estados Unidos querem ver a economia crescer sem depender de outros países.