Título: Clima mudou mais e antes do imaginado
Autor: Azevedo, Ana Lúcia
Fonte: O Globo, 25/01/2007, O Mundo/ Ciência e Vida, p. 37

Velocidade de alterações superou as previsões. No Brasil, temperaturas mais elevadas indicam transformação

Sinais de alterações no clima se avolumam. Muitos são interpretados por cientistas como evidências significativas de que mudanças climáticas não só são realidade quanto quase que certamente são causadas pela ação humana. Esse deve ser o tom do esperado relatório que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) deve apresentar na próxima semana em Paris. Integrado por mais de mil especialistas, o IPCC é o mais respeitado órgão climático do mundo. Abaixo, o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, integrante do IPCC, diz que indicadores de mudanças são observados no Brasil.

IMPACTO: "O principal ponto da próxima reunião do IPCC é que a comunidade científica está observando que as mudanças climáticas globais estão chegando mais fortes do que imaginávamos, mais cedo do que pensávamos há 10 anos e abrangendo aspectos de grande escala. Existem evidências muito fortes de que com mais de 90% de chance essas mudanças são causadas pela ação do homem. É praticamente certo que mudanças importantes no clima do planeta já estão acontecendo como resultado das emissões de gases de efeito estufa."

EXTREMOS: "O aumento na incidência de eventos climáticos extremos como furacões é um novo aspecto das mudanças globais que só ficou evidente nos últimos anos. As alterações no padrão de chuvas observadas em algumas regiões são mais um exemplo das alterações. Embora em ciência seja difícil atribuir 100% de certeza a algum fato, as evidências são de que, com mais de 90% de confiança, estas alterações são causadas pelos poluentes lançados na atmosfera."

BRASIL: "As temperaturas medidas na maior parte das estações meteorológicas no Brasil indicam um aquecimento forte nos últimos 50 anos. A ocorrência de uma tempestade tropical em Santa Catarina em 2005 talvez possa ser associada às mudanças globais. Os demais eventos extremos no clima podem estar associados ao aumento de temperatura."

EFEITOS: "O aumento da freqüência de eventos climáticos extremos pode ser uma das consequências importantes para o Brasil. Um aumento da incidência ou da intensidade de inundações e secas pode ocorrer no Brasil, com conseqüências importantes para a agricultura e diversas atividades econômicas. Chuvas podem aumentar de freqüência e intensidade, mas para que a relação causa-efeito seja atribuída de modo inequívoco ainda precisamos esperar alguns anos."

AMAZÔNIA: "O clima da Amazônia está mudando não só pelas alterações globais, mas pela alta taxa de desmatamento da região, que muda características climáticas, como cobertura de nuvens, chuva e temperatura na superfície. A região Amazônica é particularmente vulnerável às mudanças climáticas. O ciclo hidrológico está muito ligado à floresta. Existem evidências de modelos que alterações no clima da Amazônia vão ter impacto forte no ciclo hidrológico na região Sul do Brasil. A região Sul da América do Sul recebe vapor de água da Amazônia, e alterando a cobertura de florestas ou a circulação atmosférica muda-se o fluxo de vapor de água para o Sul do país."