Título: Tasso: crise está ultrapassada
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 26/01/2007, O País, p. 3

PSDB se reúne, ignora divergências internas e declara apoio a Fruet na Câmara

BRASÍLIA. Com uma nota oficial de apoio à candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) à presidência da Câmara, a executiva nacional do PSDB decidiu ontem dar por encerrada a crise deflagrada dentro do partido por causa do apoio inicial da bancada tucana ao candidato petista Arlindo Chinaglia (SP). A ausência na reunião da executiva do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA) ¿ já substituído na liderança do partido e um dos pivôs da crise, por ter sido o responsável pelo precipitado acordo com o petista ¿ evitou constrangimentos. Especialmente porque Jutahy já havia batido boca com o presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), no fim do ano passado, por não concordar com um veto à participação dos tucanos no governo do petista Jaques Wagner, na Bahia.

¿ Isso está ultrapassado, o importante hoje é que o partido está unido em torno não só de um nome, mas de uma bandeira e de uma questão suprapartidária, que acho que faz com que estejamos inteiramente afinados com a opinião pública nacional ¿ declarou Tasso Jereissati no fim da reunião, ao se referir ao apoio inicial do partido a Chinaglia.

Agora, constrangimento em demonstrar apoio a Chinaglia

Na nota oficial divulgada pela executiva tucana, a cúpula do PSDB garante que todas as lideranças do partido trabalharão para garantir a vitória de Fruet, cuja candidatura poderá ¿restituir à sociedade brasileira um Parlamento com a independência e legitimidade exigidas pela Nação¿.

O texto salienta ainda que o nome de Fruet reflete ¿os anseios da sociedade brasileira por um Parlamento cujos os princípios e atuação sejam pautados pela ética e pelo compromisso exclusivo com os reais interesses da nação¿.

Nenhum dos presentes na reunião da executiva quis fazer prognósticos sobre a possibilidade de Fruet não chegar ao provável segundo turno da disputa pelo comando da Câmara.

¿ Nós temos certeza que o Gustavo Fruet vai para o segundo turno. Ele representa hoje a opinião pública nacional e sua não ida para o segundo turno representaria um novo tapa na cara da sociedade ¿ observou Tasso Jereissati.

Nos bastidores, contudo, o que se comenta é que a maioria do partido deverá apoiar a reeleição do atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), embora seja quase remota a chance de o PSDB fechar questão sobre o assunto.

A avaliação feita ontem é de que, diante da repercussão negativa dentro e fora do partido ao apoio inicial oferecido à Chinaglia, mesmo com o discurso de que o PSDB estaria tomando essa posição em respeito à regra da proporcionalidade, dificilmente alguém da bancada tucana ficará à vontade para explicitar seu apoio a candidato petista. Aldo está ciente disso, e por essa razão, tem feito gestos públicos de respeito à candidatura de Fruet, na expectativa de receber o apoio de muitos tucanos num eventual segundo turno.