Título: Tarso: Governo não perdeu o controle
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/01/2007, O País, p. 4

Ministro nega fracasso em unificar base na disputa à Câmara

BRASÍLIA. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem que o governo não perdeu o controle sobre a disputa na Câmara. Ele articulou ativamente, nos bastidores, o fortalecimento da campanha do petista Arlindo Chinaglia (SP). Na última semana, com a entrada do tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR) na disputa, intensificou-se a mobilização, dentro do governo, para que um dos candidatos da base ¿ Chinaglia ou Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ¿ recuasse, em favor de uma candidatura única. Mas a operação fracassou.

¿ Não perdeu (o controle), porque nunca teve ¿ observou o ministro.

Tarso afirmou que a preocupação do governo em relação à disputa entre os dois candidatos da coalizão sempre foi que o debate acontecesse em nível ¿elevado¿, para não dividir a base em um eventual segundo turno.

Partidários de Aldo têm demonstrado irritação com o PT porque consideram que a legenda não está levando em consideração os aliados históricos, PSB e PCdoB. Mas o governo, embora preocupado com a fissura, ainda espera entendimento.

¿ Se os dois candidatos forem para o segundo turno, a questão, do ponto de vista da base do governo, está resolvida ¿ acredita Tarso, para quem a posição do PPS, que declarou apoio a Gustavo Fruet, não altera em nada o jogo.

¿ O PPS não é um partido que integre a base do governo. Era esperado que ele apoiasse o candidato da oposição ¿ desdenhou.

¿ Seja quem for o presidente, o governo vai manter sua base e consolidá-la.

Tarso afirmou que o presidente Lula o orientou a manter a conversa com os partidos para que não ocorra uma tensão desnecessária que possa prejudicar o governo.