Título: Fruet prega o fim de voto secreto e o aumento de salários pela inflação
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/01/2007, O País, p. 4

Tucano candidato à presidência da Câmara divulga plataforma a deputados

BRASÍLIA. O tucano Gustavo Fruet (PR), candidato à presidência da Câmara pela chamada terceira via, apresentou ontem os 12 pontos programáticos de sua campanha. No documento, que será enviado aos 512 deputados, ele prega o fim do voto secreto no Parlamento e a correção, imediata, dos subsídios dos parlamentares apenas pela inflação. Posteriormente, diz a carta, devem ser adotados critérios permanentes de reajuste compatíveis com a realidade brasileira.

Fruet afirmou ontem que o apoio do PPS viabilizará sua candidatura para o segundo turno da eleição. Hoje, depois de participar de um debate com os outros dois candidatos, promovido pelo jornal ¿Folha de S.Paulo¿, ele vai ao Rio de Janeiro. Vai tentar contatos com deputados do estado e com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, único partido que ainda não fechou o apoio a nenhuma das candidaturas.

¿ O apoio do PPS consolida a competitividade da candidatura ¿ avaliou Fruet.

¿Relação promíscua para a liberação de emendas¿

A carta enfatiza que a autonomia da Câmara e uma relação de independência com o Executivo são imperativos da democracia. Para garantir que o Legislativo assuma o papel de legislar, Fruet assumiu compromissos semelhantes aos divulgados por seu adversário Aldo Rebelo (PCdoB-SP): respeito rigoroso a critérios de urgência e relevância na apreciação de medidas provisórias; e atualização do regimento interno para garantir maior celeridade à tramitação de projetos, criando inclusive uma comissão permanente de normas e projetos com essa finalidade. Fruet propõe também que se abra o debate sobre o orçamento impositivo e que a Comissão de Orçamento seja reestruturada.

¿ A CPI dos Sanguessugas mostrou a relação promíscua para a liberação de emendas. Devido à complexidade do Orçamento, há um poder grande de barganha do Executivo. Isso deve ser revisto ¿ defendeu.

Entre os 12 itens do compromisso estão a prioridade na aprovação das reformas tributária e política, racionalização e transparência nos gastos da Casa, abrangência nacional da rádio e TV Câmara, com sinal aberto a todos os estados, e maior integração com o Tribunal de Contas da União (TCU). Um dos itens defende a garantia de representação de deputadas na composição da Mesa Diretora, não vinculada à indicação partidária. Apesar da proposta, seu partido indicará para a vaga que tem direito na Mesa o mineiro Nárcio Rodrigues.

www.oglobo.com.br/pais