Título: Ministro da Justiça diz que Tarso irá substituí-lo
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 26/01/2007, O País, p. 5
Em conversa com vice-governador de Santa Catarina, Márcio Thomaz Bastos conta que só fica no cargo até o carnaval
BRASÍLIA. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja disposto a só tratar da reforma ministerial após a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, dia 1º de fevereiro, o vice-governador de Santa Catarina, o tucano Leonel Pavan, confirmou ontem, em reunião com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que ele deverá ser substituído pelo titular das Relações Institucionais, o petista Tarso Genro. Segundo Pavan, Bastos lhe disse que só fica no cargo até o carnaval.
Segundo Pavan, Bastos deixou escapar a informação de que até tirou um novo passaporte, em substituição ao diplomático de ministro, e que sua família já se mudou para São Paulo. Os dois conversavam sobre um pedido de Pavan de instalação de uma delegacia da PF em Criciúma (SC).
¿ Se eu não conseguir atender, vou encaminhar o pedido para o próximo ministro. Só fico no cargo até o carnaval. Já tirei o passaporte azul, e minha mudança já foi para São Paulo com minha família ¿ disse o ministro, segundo Pavan.
Bastos, então, disse que seu substituto deverá ser Tarso.
¿ O novo ministro deverá ser Tarso. Ele poderá atendê-lo.
Pavan reagiu esperançoso:
¿ Criciúma é quase na divisa com o Rio Grande do Sul.
A substituição de Bastos por Tarso deverá deflagrar as demais mudanças na equipe ministerial de Lula. Um outro petista poderá assumir o comando das articulações políticas no lugar de Tarso: o nome mais cotado é o do ex-governador do Acre Jorge Viana, que publicamente nega a possibilidade. Ele sabe que sua entrada no governo poderá ser decisiva para a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Se ela for mantida, o pequeno estado do Acre poderia ter dois ministros no segundo mandato de Lula.
¿ Não há decisão do presidente Lula sobre a questão ministerial. Talvez seja um desejo do ministro, que muito me honra ¿ disse Tarso Genro.
Segundo a assessoria de Bastos, na conversa com Pavan ele falou em Tarso para a vaga que deixará, mas também em outros nomes.