Título: No Rio. Candidato tucano visita a ABI
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 27/01/2007, O País, p. 4

Fruet critica Chinaglia e Aldo por vetar entidades no debate de segunda.

Cumprindo a decisão de envolver a sociedade civil na campanha à presidência da Câmara, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) se reuniu ontem no Rio com a diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Fruet contou que veio trazer solidariedade à ABI porque Arlindo Chinaglia (PT-SP), seu adversário na disputa, vetou a presença de um representante da entidade no debate de segunda-feira.

¿ É preciso acabar com essa idéia de que entidades como a ABI conspiram contra a Câmara. No debate da segunda, foi o Aldo Rebelo vetou a presença do Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil. E o Chinaglia, um representante indicado pela ABI. O argumento dos dois foi que essas instituições tinham falado mal da Câmara durante a última legislatura ¿ criticou.

No encontro na ABI, segundo Maurício Azêdo, presidente da entidade, o tucano apresentou um programa de sete pontos, no qual se destaca é a defesa da ética e a aproximação da Câmara com a sociedade:

¿ É a primeira vez que um candidato à presidência da Câmara procura a sociedade civil. A eleição lá sempre foi decidida em conchavos nos bastidores. O Fruet deu um conteúdo democrático que nunca existiu antes.

O líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), admitiu ontem que o partido ¿ cujo apoio é cobiçado pelos três candidatos ¿ pode apresentar uma candidatura própria, como aconteceu com a candidatura de Alceu Collares (PDT-RS), na disputa que deu a vitória a Aldo. Miro afirmou que a reunião da bancada está marcada para o dia 30 e que o partido insistirá, até o último momento, para que a base aliada ¿ que integra desde o último dia 12 ¿ tenha um candidato único para que a coalizão funcione de fato.