Título: Tropeço no palco, caminhada na neve
Autor: Berlinck, Deborah e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 27/01/2007, Economia, p. 30

Lula entrega kit de biodiesel para o premiê Tony Blair

DAVOS, Suíça. Aproveitando uma trégua do frio da Suíça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem caminhar de um hotel em Davos onde havia se encontrado com investidores para falar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até o hotel Belvedere, onde ficou hospedado para participar do Fórum Econômico Mundial. No trajeto, ele foi reconhecido por várias pessoas e abordado por uma fã portuguesa. Empolgada ao ver de perto o presidente do Brasil, ela pediu para tirar uma foto com Lula. Foi atendida e coube ao fotógrafo da Presidência fazer o registro.

Mais tarde, ao se encontrar com o primeiro ministro britânico, Tony Blair, Lula aproveitou para fazer propaganda do programa nacional de biodiesel. Ele entregou a Blair um kit com várias amostras de combustíveis fabricados a partir de plantas como mamona, que é tóxica. Mas, o presidente tomou o cuidado de avisar:

¿ Não é para beber, hein?!

Em fevereiro de 2006, quando recebeu o governador do Paraná, Roberto Requião, no Planalto, Lula teve que alertar o político sobre os riscos da semente depois que Requião levou a mamona à boca.

Logo após terminar o discurso no centro de convenções do Fórum Econômico, o presidente Lula deixou os fones de ouvido caírem no chão, tropeçando no equipamento. Lula, que estava ao lado do presidente do Fórum, o alemão Klaus Schwab, abaixou-se para apanhar os fones. Schwab também curvou-se, tentando ajudá-lo.

Lula também sinalizou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, poderá ficar no governo. (Das enviadas especiais)