Título: Programa do governo prevê R$28 bi em obras nacionais de transportes
Autor: Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 27/01/2007, Economia, p. 33

Metade da verba para rodovias, portos e navios é do Orçamento da União

BRASÍLIA. Dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo reservou R$28,4 bilhões para investir em projetos de transportes de abrangência nacional, que envolvem desde recuperação de estradas até construção de novos navios. Praticamente metade desses recursos virá do Orçamento da União e o restante, de agentes privados que terão financiamento público. Para o Estado do Rio, por exemplo, só na área de dragagens de portos, estão reservados quase R$225 milhões aos portos de Sepetiba e do Rio durante os próximos quatro anos.

¿ Esses projetos têm objetivos nacionais, que transcendem as regiões ¿ resumiu o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mário Bianco Masella.

Incluindo obras regionais, serão R$58,28 bilhões

No total, o PAC prevê desembolsos de R$58,28 bilhões para transportes no segundo mandato do presidente Lula. Nesse montante, entram os projetos regionais, com benefícios mais localizados.

Entre os chamados ¿projetos especiais¿, mais amplos, o segmento de portos receberá R$1,1 bilhão ¿ tudo em recursos federais ¿ para dragagem de 15 portos, sendo que os do Rio receberão a maior quantia. A idéia é aumentar entre 10% e 20% a capacidade portuária do país.

Ainda na área naval, também estão previstos R$10,6 bilhões para estimular a construção de navios, sendo 26 unidades até 2010 com encomendas da Transpetro, somando US$2,5 bilhões (cerca de R$5,3 bilhões). O secretário explicou que 13 deles serão erguidos no Rio.

¿ Aumentar o transporte marítimo ajuda a aliviar as estradas. Um contêiner no navio é um caminhão a menos na estrada ¿ disse Masella.

Em rodovias,estão previstos R$12,936 bilhões em programas de conservação, recuperação, estudos de projetos, segurança e sinalização. Segundo o secretário, esses valores são muito maiores que os previstos no primeiro mandato de Lula. O trabalho envolverá toda a malha federal, de 52 mil quilômetros.

A conservação, que receberá R$1,7 bilhão, envolve a limpeza, a desobstrução de galerias de água e obras de tapa-buracos, trabalhos que precisam ser feitos ao longo de todo o ano. No Rio, em 2007, serão usados R$15 milhões. Além disso, o governo prevê R$8 bilhões para a manutenção e recuperação de 32 mil quilômetros de rodovias.

¿ Quando se faz a restauração, os gastos com a conservação são reduzidos ¿ explicou o secretário.

O programa de Controle de Peso, outra forma de reduzir o desgaste das estradas, prevê a implantação e a operação de 206 postos, com investimentos de R$666 milhões. Para os sistemas de segurança em rodovias, foi alocado R$1,1 bilhão e, para sinalização das estradas, com pinturas de faixas e placas em 72 mil quilômetros, outros R$470 milhões.