Título: Sou eu que tomo as decisões, diz presidente ao desafiar oposição
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2007, O Mundo, p. 36

Nancy Pelosi visita Bagdá e Washington terá marcha contra guerra

WASHINGTON e BAGDÁ. O presidente George W. Bush afirmou ontem pela primeira vez que ignorará a resistência parlamentar e seguirá com seu plano de aumentar o número de soldados no Oriente Médio. Desafiador, ele deixou claro que não moverá um milímetro seu plano de mandar mais 21,5 mil militares para o Iraque:

¿ Sou eu que tomo as decisões. Eu escolhi o plano que acredito ser o que tem mais chances de ser bem-sucedido.

A comissão de Relações Exteriores do Senado americano aprovou esta semana uma resolução que afirma que enviar mais soldados para o Iraque é ¿contra os interesses nacionais dos EUA¿. A resolução, que teve apoio até de um senador republicano, deverá ser votada no plenário do Senado semana que vem. A Câmara dos Representantes deverá votar resolução semelhante nos próximos dias.

Nada disso, no entanto, parece ter tido qualquer efeito sobre o presidente.

¿ Sei que há ceticismo e pessimismo e que alguns estão condenando um plano mesmo antes de ele ter a chance de funcionar ¿ disse Bush. ¿ Eles (os opositores no Congresso) têm a obrigação e uma séria responsabilidade, portanto, de oferecer seu próprio plano.

Bush fez as declarações logo depois de um encontro com oficiais militares, entre eles o novo comandante das forças americanas no Iraque, o tenente-general David Petraeus. O general foi aprovado ontem pelo Senado para o posto.

As declarações desafiadoras do presidente ocorreram no dia que alguns de seus principais adversários no Congresso faziam uma visita surpresa a Bagdá. Entre eles, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o deputado John Murtha, um ex-fuzileiro naval que foi contrário à guerra desde seu início. O grupo de congressistas se reuniu com soldados americanos e também o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki.

¿ Saí do encontro (com Maliki) com uma maior entendimento sobre os pontos de vista dele e os meus ¿ disse Pelosi.

Jane Fonda é esperada em passeata contra a guerra do Iraque

A visita dos congressistas democratas ocorreu em mais um dia de violência na capital iraquiana. Explosivos aparentemente colocados dentro de uma caixa que simulava conter animais silvestres que seriam vendidos numa feira livre foram detonados, matando pelo menos 15 pessoas no mercado Ghazil. Como em alguns ataques realizados nos últimos dias, a área é ocupada por muçulmanos sunitas e xiitas.

Um grupo de associações convocou para hoje uma grande passeata contra a guerra em Washington. Pela primeira vez, a atriz Jane Fonda ¿ que liderou marchas contra a Guerra do Vietnã na década de 1970 ¿ participará de uma manifestação contra o conflito no Iraque.

¿ Nossos gritos não serão dirigidos ao presidente Bush, que não está verdadeiramente preocupado com o que pensam os americanos, mas ao Congresso, que tem o poder de encerrar esta guerra ¿ disse Hany Khalil, porta-voz da organização Unidos pela Paz e pela Justiça.