Título: Influência além do apoio a grupos armados xiitas
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2007, O Mundo, p. 36

BAGDÁ. Quando Fadhil Abbas soube que o astigmatismo de sua mãe requeria uma cirurgia, ele não pensou em buscar tratamento na sua cidade, Najaf, no sul do Iraque. Ele se juntou a outros quatro iraquianos doentes num táxi e foi para o Irã.

¿ Quando você olha para o hospital, é como se fosse algo imaginário. Você não acredita que um hospital assim existe ¿ disse Abbas, um estudante de 22 anos. ¿ O Irã quer ajudar. Outros países não permitem a entrada de iraquianos.

A cada vez mais ampla acomodação de iraquianos doentes em hospitais no Irã é só um exemplo da crescente relação entre os dois vizinhos. Milhares de peregrinos iranianos visitam as cidades sagradas do Iraque todos os anos. O Irã exporta eletricidade e produtos petrolíferos refinados para o Iraque, e lojas iraquianas vendem carros, condicionadores de ar e produtos plásticos fabricados no Irã, além das bandeiras que os xiitas usarão esta semana para celebrar o feriado religioso da Ashura.

Mas quando o presidente Bush e outras autoridades americanas falam do papel do Irã no Iraque, seu foco é mais limitado. Os americanos acusam as forças de segurança iranianas de canalizar explosivos sofisticados para guerrilhas iraquianas.

Mas mudar o comportamento do governo iraniano, como proposto esta semana pelo embaixador dos EUA em Bagdá, se choca com a cada vez maior influência do Irã no Iraque, construída sobre profundas ligações culturais e sobre relações pessoais e comerciais que se desenvolveram nos anos em que muitos líderes políticos xiitas iraquianos ficaram exilados no Irã.

O Irã despachou 56 diplomatas para trabalhar na embaixada em Bagdá e nos consulados em Basra e Karbala. O país tem escritórios informais nas cidades curdas de Sulaymaniyah e Irbil, a última delas foi invadida em 11 de janeiro por soldados americanos, que prenderam cinco iranianos.

Todos os dias, o Irã fornece mil toneladas de gás de cozinha, cerca de 20% da demanda iraquiana, e dois milhões de litros de querosene. O país exporta eletricidade e espera quadruplicar a quantidade com novos projetos. O Irã também estendeu uma linha de crédito de US$1 bilhão para a reconstrução do Iraque.