Título: Entre deputasdos, desconhecimento e surpresa
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 28/01/2007, O País, p. 9

Alguns não sabiam sequer que privilégio havia sido extinto

BRASÍLIA. Mesmo entre os parlamentares, a volta do foro para ex-autoridades é controversa. Há os que dizem que não sabiam do assunto:

¿ Eu não sabia que a comissão especial já tinha votado isso. Vamos ter que discutir muito bem esse assunto na bancada antes de levar ao plenário ¿ disse Rodrigo Maia, líder do PFL na Câmara.

¿ Na verdade, para ser bem honesto, eu nem sabia que não existia mais foro privilegiado para ex-autoridades no Brasil ¿ surpreendeu-se o líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Carlos Pannunzio (SP).

Na votação, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) chegou a apresentar uma emenda supressiva à volta do foro. Mas não obteve votos suficientes. O relator, deputado Paes Landim (PTB-PI), acredita que, sem o foro privilegiado, ex-autoridades correm o risco de ser julgadas com base na opinião pública. Ele critica a atuação dos juízes:

¿ No Brasil, a influência da imprensa leva o juiz a atender muito mais à vontade do povo do que a suas próprias convicções. Por isso, pode cometer uma injustiça. Nos EUA, os juízes são mais amadurecidos, têm uma racionalidade maior, são mais contidos nessas coisas.