Título: Homeopatia ficará mais cara este ano. De novo
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 28/01/2007, Economia, p. 32

Medicamentos voltarão a pressionar

Deixando longe a inflação do ano passado com sua alta de 10,88%, os remédios homeopáticos terão novos aumentos acima da média este ano. A informação é de Kátia Torres, presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Segundo ela, a pressão nos preços é decorrente de uma nova lei divulgada pela Anvisa em dezembro de 2006:

¿ A nova legislação prevê que farmácias e laboratórios façam novos investimentos em infra-estrutura. Com isso, os efeitos positivos do dólar mais barato em relação ao real (grande parte dos insumos é importada) serão anulados.

Kátia ressaltou ainda que a alta de 30% nos custos da produção no ano passado não foi totalmente repassada ao consumidor. Mario Antônio Cabral Ribeiro, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), lembrou que o aumento nos preços dos remédios homeopáticos está relacionado, entre outros motivos, à alta da cotação do álcool e do açúcar, insumos utilizados na composição das fórmulas:

¿ E o consumo aumenta. Em 2006, a alta foi de 20%. Atualmente, 15% dos gastos com medicamentos são destinados aos produtos homeopáticos.

Os homeopáticos representam cerca de 2% dos negócios da indústria farmacêutica ¿ que movimentou, em 2006, R$18 bilhões. Existem 315 farmácias cadastradas na ABFH. (Bruno Rosa)