Título: Uma brigada eletrônica
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 28/01/2007, O Mundo, p. 37
Candidatos usam internet para chegar aos eleitores
NOVA YORK. Jornais, rádio ou TV? Nada disso. Os principais pré-candidatos democratas lançaram suas candidaturas pela internet. Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards preferiram dar a largada com pronunciamentos em seus sites, o que mostra que a rede será peça fundamental no jogo eleitoral. A senadora veiculou no seu site, no dia 20, uma gravação em vídeo, anunciando sua intenção de concorrer às primárias. Obama é uma estrela dos aficcionados por iPods: lança em seu site discursos de quatro ou cinco minutos, ideais para serem copiados num iPod e reenviados para os amigos.
¿ O anúncio no site permite que a assessoria do candidato controle a forma como ele é apresentado ao público. Eles fazem o texto, escolhem as imagens e fazem tudo parecer favorável à candidatura, evitando questões muitas vezes embaraçosas dos jornalistas ¿ comenta Rodney Benson, professor do Departamento de Comunicação da Universidade de Nova York. ¿ É verdade que os sites atingem uma pequena parcela do eleitorado, mas os candidatos aparecem depois na grande mídia, sem ter que pagar por um espaço de propaganda, uma vez que o anúncio no site se torna notícia na imprensa, no rádio e na TV.
Não é só isso. A internet é uma forma de arrecadar fundos, mobilizar os militantes e ainda sinalizar ao eleitorado que o político está atento às novas tecnologias e aos seus maiores usuários, os jovens.
Peter Leiden, diretor do New Politics Institute, de São Francisco, também acha que os sites são uma boa estratégia de marketing:
¿ Se tivessem convocado a imprensa, os pré-candidatos teriam obtido alguns minutos no noticiário noturno e poucas linhas nos jornais. Ao escolher a internet, eles permitem que os usuários entrem na rede e reenviem a mensagem aos seus amigos ¿ diz Leiden.
O candidato que mais se vale da Internet é John Edwards, que já foi chamado de ¿candidato eletrônico¿. O ex-senador da Carolina do Norte anda constantemente acompanhado por um cinegrafista e e já veiculou dezenas de vídeos no YouTube.(M.M.)