Título: Debate pela TV na reta final
Autor: Peña, Beranrdo de la e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 29/01/2007, O País, p. 4

Candidatos à presidência da Câmara esperam definição do PDT

BRASÍLIA. A quatro dias da eleição, os três candidatos estarão hoje num debate na TV Câmara e aguardam, com expectativa, a decisão do PDT, que tem bancada de 24 parlamentares, sobre quem o partido apoiará. O petista Arlindo Chinaglia tenta encerrar a campanha, na quarta-feira, participando de um jantar com a nova bancada do PMDB, no que seria uma demonstração de apoio do partido. Já o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que só tem o apoio do PSB e do PFL, quer continuar trabalhando nos bastidores. Seus aliados apostam nas traições dos parlamentares de outros partidos, protegidos pelo voto secreto.

¿ Não é bom apresentar muito os eleitores neste momento ¿ argumenta o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Mesmo assim, dois eventos podem ajudar a candidatura do presidente: a aula inaugural, em que Aldo fará uma palestra aos deputados novatos, e a decisão da mulher dele, Rita Poli, de oferecer um café às mulheres de deputados, terça e quarta-feira.

Aldo e Chinaglia prometem manter a discussão em torno de questões programáticas no debate e evitar a agressão mútua. Afinal, será um debate transmitido ao vivo pela emissora da Casa. O tucano Gustavo Fruet vai insistir na importância do resgate da imagem da Câmara e espera ganhar o apoio dos novatos.

¿ Há o grau de imprevisibilidade dos novatos, que chegam na Casa com a esperança de que não se repita uma legislatura mais voltada para o lado policial ¿ disse Fruet.