Título: Partidos já costuram acordos para segundo turno
Autor: Braga, Isabel e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 30/01/2007, O País, p. 3

PT vai negociar com PSDB apoio a Chinaglia em troca da primeira vice-presidência, mesmo com voto secreto

BRASÍLIA. O PT tentará selar, até quarta-feira, um acordo informal para obter o apoio do PSDB num eventual segundo turno das eleições para a presidência da Câmara. O líder petista, Henrique Fontana (RS), irá procurar hoje o líder do PSDB, Antonio Carlos Panunzzio (SP), e oferecer a possibilidade de o partido fazer a segunda escolha na composição da Mesa Diretora, o que daria aos tucanos a primeira vice-presidência, posição disponível para o PT, que tem a segunda maior bancada. O acordo é arriscado, já que o voto para a escolha dos dirigentes da Câmara é secreto.

O PSDB elegeu 64 deputados, é a terceira maior bancada e teria a terceira escolha nos cargos da Mesa Diretora, depois de PMDB e PT. Na semana passada, mesmo depois da perder o apoio do PSDB ¿ que recuou para sustentar a candidatura de Gustavo Fruet (PSDB-PR) ¿ o candidato petista Arlindo Chinaglia (SP) anunciou que o acordo com os tucanos, de dar a primeira vice-presidência à legenda, seria mantido.

¿ Vamos conversar com os tucanos e saber se estão interessados na estabilidade de composição, levando em conta a proporcionalidade, e em que condições se daria um possível acordo ¿ disse Fontana.

Pelas regras, as maiores bancadas têm preferência na escolha dos principais cargos da Mesa. O PMDB, com 90 deputados, é o primeiro a escolher e deverá optar pela primeira-secretaria, vaga mais importante depois da presidência, espécie de prefeitura da Câmara. A segunda escolha cabe ao PT, com 83 deputados, que pode optar por lançar a candidatura avulsa de Chinaglia e escolher a segunda-vice-presidência, ou transferir essa prerrogativa para outro partido, no caso o PSDB.

Mas o PT teme que a escolha formal pela vaga da presidência prejudique o partido mais um vez, caso Chinaglia seja derrotado. Em 2005, na eleição vencida por Severino Cavalcanti (PP-PE), para tentar eleger seu candidato, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), o PT ¿ que tinha a maior bancada na Casa ¿ perdeu a presidência e ficou de fora da Mesa. Severino era candidato avulso e seu partido levou ainda a primeira vice-presidência.

As candidaturas de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Fruet são avulsas, e não formais dos partidos. Ontem, em reunião da bancada, os petistas delegaram a Fontana, ao presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP) e a Chinaglia a decisão de como a candidatura de Chinaglia será registrada, se avulsa ou formal. Os partidos terão que decidir até a tarde de quarta-feira. Aldo convocou para as 15h reunião em que cada líder anunciará a escolha.