Título: Cabral anuncia apoio da bancada do Rio a Renan
Autor: Oliveira, Chico
Fonte: O Globo, 30/01/2007, O País, p. 4

Em Brasília, o governador defendeu ontem maior autonomia federativa para os estados

BRASÍLIA. O governador do Rio, Sérgio Cabral, e os três senadores do estado, Francisco Dornelles (PP), Marcelo Crivella (PRB) e Régis Fichtner (PMDB), promoveram ontem o primeiro ato da campanha à reeleição do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O grupo esteve em Brasília para anunciar apoio à candidatura de Renan, que deverá ser oficializada pela bancada peemedebista amanhã, véspera da eleição.

¿ O Rio de Janeiro está fechado com a candidatura do Renan. Até o Régis, meu chefe da Casa Civil, pediu para ser demitido no dia 31 para poder votar em Renan. Dia 2 ele reassume ¿ confirmou Cabral.

O governador sugeriu a Renan que a Casa deflagre uma discussão sobre a necessidade de maior autonomia federativa, como acontece nos Estados Unidos. Para Cabral, essa autonomia poderia abranger pontos essenciais para os estados, seja no campo tributário, penal e até mesmo ambiental:

¿ É preciso que o Congresso abra mão de parte de seus poderes para que os estados legislem. O Acre não é igual ao Rio e nem Rondônia. São estados completamente diferentes. Então não tem cabimento que a legislação de trânsito seja igual para todos eles.

Para Cabral, o Brasil concentra numa só instituição a responsabilidade por legislar por um enorme leque de temas. Ele propôs a criação de uma comissão mista da Câmara e do Senado para discutir a autonomia dos estados.

Agripino reitera disposição de disputar no Senado

Nesses dois dias que antecedem a eleição no Senado, Renan promete fazer um último esforço para evitar a disputa com o Agripino Maia (PFL-RN):

¿ Vou trabalhar até o fim pelo consenso.

Agripino descarta o recuo e deverá divulgar carta aberta reiterando a disposição de disputar. Ele reforçará as investidas em partidos da base governista, pois considera garantidos 29 dos 30 votos do PFL e PSDB. A única defecção confirmada na oposição é a do senador João Tenório (PSDB-AL).