Título: Avanços sobre Doha dividem União Européia
Autor:
Fonte: O Globo, 30/01/2007, Economia, p. 22

França e Áustria dizem que Mandelson ultrapassou suas funções, mas Alemanha apóia comissário de Comércio

BRUXELAS e WASHINGTON. A União Européia (UE) se mostrou dividida ontem com relação aos esforços do comissário de Comércio do bloco, Peter Mandelson, para avançar nas negociações da Rodada de Doha, de liberalização do comércio global. Mandelson se reuniu com ministros de outros países ¿ inclusive o brasileiro Celso Amorim ¿ no último fim de semana em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial.

A França, maior defensora dos interesses agrícolas europeus, fez duras críticas a Mandelson, acusando-o de ultrapassar suas funções negociadoras para reavivar a Rodada de Doha. O ministro de Agricultura francês, Dominique Bussereau, classificou o comportamento de Mandelson em Davos de inaceitável. A Áustria apoiou as críticas da França, em reunião dos ministros de Agricultura do bloco.

Casa Branca pede extensão de mandato comercial para Bush

Com relação às críticas, Mandelson disse que não faria qualquer comentário sobre ¿especulações, rumores ou dados inventados nas próximas semanas¿. Ele afirmou que vai continuar negociando dentro do mandato recebido dos governos da UE.

¿ Nosso nível de ambição será ditado por isso (o mandato) e pelas contribuições feitas por outros para concluir com sucesso a rodada ¿ disse Mandelson.

A Alemanha, que está na presidência rotativa da UE, apóia Mandelson, afirmou ontem o ministro de Economia do país, Michael Glos. Em nota, ele disse que ¿só com a disposição de todas as partes em fazerem concessões será possível concluir a Rodada de Doha¿.

A pressa para concluir as negociações, paradas desde julho do ano passado, se deve ao término do mandato negociador para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, previsto para 1º de julho. Esse mandato impede que o Congresso alteres os acordos comerciais assinados por Bush.

Mas ontem a Casa Branca enviou ao Congresso um pedido para estender esse mandato, com o argumento de que não haverá tempo para fechar um novo acordo global.

¿ É um mecanismo muito importante para ampliar o livre comércio ¿ disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow. ¿ Estamos em uma fase muito importante das negociações. Todos os lados estão trabalhando duro nisso.

Ontem, o ministro australiano de Comércio, Warren Truss, em visita a Washington, disse que uma reforma agrícola nos EUA ¿seria um impulso importante para a Rodada de Doha¿. Ele se reuniu com o secretário de Agricultura americano, Mike Johanns, que vai apresentar amanhã propostas para uma reforma do setor agrícola. Johanns não quis falar sobre as mudanças previstas.