Título: Vaccarezza, o primeiro-ministro
Autor: Camarotti, Gerson e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 31/01/2007, O País, p. 4

Braço-direito de Chinaglia, deputado petista já se destaca antes da posse

BRASÍLIA. Antes mesmo de assumir o mandato, o deputado federal eleito Cândido Vaccarezza (PT-SP) já é considerado um dos principais articuladores políticos da Câmara. Coordenador da campanha de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Casa, Vaccarezza, velho conhecido dos petistas e da política paulista, já é chamado por alguns de ¿primeiro-ministro¿. E, se Chinaglia vencer a disputa, ele terá, de fato, grande influência na Casa.

Político habilidoso, Vaccarezza chega ao Congresso com a força de quem foi secretário-geral do PT e conhece como poucos a máquina do partido. Sua presença na campanha foi uma indicação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. E teve o aval da ex-prefeita Marta Suplicy.

Vaccarezza não esconde a amizade por Marta e Dirceu:

¿ Sou amigo dos dois. Fui apoiado pela Marta na minha campanha para deputado federal e fui secretário-geral do PT quando Zé era presidente. Mas sou independente no partido.

Vaccarezza diz que sua participação na campanha é modesta, mas Chinaglia não faz um movimento sem consultá-lo. Foi líder do PT na Assembléia Legislativa paulista e um dos articuladores da derrota de Edson Aparecido (PSDB), candidato do então governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) para a presidência da Casa, em 2005, quando PT e PFL se uniram para eleger Rodrigo Garcia (PFL). A manobra teve o dedo de Dirceu, que quis dar o troco a Alckmin por causa da eleição do ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).