Título: PR, ex-PL, é o que mais cresce com troca-troca
Autor: Camarotti, Gerson e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 31/01/2007, O País, p. 4

BRASÍLIA. O Partido Republicano (ex -PL) é, até agora, a legenda que mais cresceu com o troca-troca partidário tradicional no Congresso entre a eleição e a posse dos eleitos, marcada para amanhã. Em cerimônia que formalizou ontem a adesão do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (ex-PPS), outras dez filiações foram feitas e mais uma anunciada para hoje. Assim, o PR, que elegeu 25 deputados, terá 35 e três senadores. A oposição começa a legislatura, amanhã, menor do que saiu das urnas, em outubro.

Maggi convidou o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), para entrar na legenda, e ele já teria aceitado. Do PPS, hoje na oposição ao governo Lula, rumo ao PR saíram três deputados; dois saíram do PFL; dois do PTB, um do PDT e um do PSDB. Mas o PSDB deve perder, no total, oito deputados. Elegeu 66 e ficará com 54.

Para abocanhar mais cargos na Câmara, o PR ainda tenta formalizar um bloco com os nove deputados do PSC, um do PTdoB e dois do PHS, reunido 48 parlamentares. Com isso, garantiria um cargo de suplente na Mesa Diretora, mas o partido quer chegar a 51 deputados para ter a vaga de titular. Fechado com o candidato do PT à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), o PR está de olho na quarta-secretaria.