Título: Com Lula, PT recua e adia pedido de ministérios
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 31/01/2007, O País, p. 5

Após fechar pauta de reivindicações em reunião da executiva, comissão do partido abranda discurso no Planalto

BRASÍLIA. Após decidir anteontem, na reunião da executiva nacional, reivindicar dois dos mais disputados ministérios (Saúde e Cidades), o PT recuou e foi comedido em conversa ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Preferiu segurar a reivindicação, por enquanto, para não melindrar partidos aliados e prejudicar a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara.

Ontem, a comissão da executiva do PT, que se reuniu com Lula, tratou da formação de governo, como disse a deputada Maria do Rosário (RS), mas não reivindicou ministérios, como havia anunciado, na noite anterior, a senadora Ideli Salvatti (SC). Ao fim da reunião da executiva, Ideli afirmara que o PT diria ao presidente ter interesse em reaver as pastas das Cidades e da Saúde, ocupadas por PP e PMDB. Ontem, ao ser perguntado sobre essa pressão do PT, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, desconversou:

¿ Se houve essa demanda do PT, o presidente ainda não decidiu sobre ela.

Os petistas elogiaram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e informaram a Lula que pretendem divulgar o plano na base do partido. O PT também comentou a queda de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, considerada tímida. Mas, fora do Planalto, o presidente do partido, Ricardo Berzoini, defendeu a queda.

¿ Não temos fetiche com relação à política econômica. O Copom já reduziu juros por várias reuniões seguidas e a taxa real é a menor dos últimos anos.

A resolução da executiva de mandar abrir um processo nos diretórios municipais para expulsar Osvaldo Bargas e Expedito Veloso, acusados de envolvimento na compra de um dossiê contra tucanos, expôs mais uma vez as contradições do partido. O PT tenta jogar para longe do cenário político nacional a retomada de um assunto que tanto prejuízo causou ao partido e à campanha de Lula. O processo de expulsão deve ser demorado e com direito a recursos em outras instâncias do partido.

Bargas e Expedito: diretórios municipais decidirão

Inocentados pela Polícia Federal, Bargas e Expedito vão responder a uma comissão de ética, nos diretórios municipais onde estão filiados: São Bernardo do Campo e Brasília.

Depois de apresentadas as defesas, os diretórios municipais poderão sugerir a expulsão. Segundo dirigentes do PT, o processo correrá seu trâmite normal. Com a decisão, que Berzoini classificou como estatutária, a legenda evita reavivar no diretório nacional o fantasma do questionamento ético, embora, para fins de discurso político, poderá dizer que ¿cortou na carne¿ e que não foge do assunto.

O PT também não tem pressa em punir Bruno Maranhão, líder do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que comandou a invasão e depredação da Câmara no ano passado. A executiva também decidiu que no próximo encontro, ainda sem data marcada, vai ouvir as explicações de Maranhão, devendo abrir um processo no conselho de ética. Mas os próprios dirigentes avaliam que Maranhão, afastado da executiva, pode escapar da expulsão.

COLABOROU Cristiane Jungblut