Título: Antônio Ermírio defende o PAC
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 31/01/2007, Economia, p. 21

Empresário critica postura dos governadores

SÃO PAULO. O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente do grupo Votorantim, um dos maiores complexos empresariais do país, criticou ontem os governadores que exigem contrapartida do governo para apoiar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Se todo governador disser "se não fizer isso, não faço nada", é uma desculpa para não fazer nada. Faz uma reivindicação, diz "eu falei, mas não fiz porque o governo não deu". É uma desculpa - criticou o empresário, que inaugurou ontem uma expansão da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Alumínio, a cerca de 70 quilômetros de São Paulo.

Antônio Ermírio disse que acredita nas propostas contidas no PAC.

- Acho que há possibilidade de cumprir os objetivos do PAC. Independentemente de quem seja o nosso presidente, o Brasil tem chance de crescer e deve crescer porque o brasileiro é capaz. E tem capacidade de investir o suficiente - afirmou.

Mas o empresário fez críticas à falta de cortes nos gastos públicos no pacote do governo, que no seu entender é um "programa político" e "eleitoral".

- Falta de corte no gasto público chama-se programa eleitoral, programa político. Não é o que nós desejamos - disse ele, concluindo: - Agora, acho importante anunciar e fazer. Pode começar pequeno, mas tem que começar. Não adianta anunciar planos mirabolantes que nunca saem do papel.