Título: Divisões na base preocupam Lula
Autor: Camarotti, Gerson e Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 01/02/2007, O País, p. 4

Presidente diz que cobrará responsabilidades dos partidos ao fim da disputa

BRASÍLIA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se prepara para enfrentar o racha na base aliada depois das eleições de hoje nas Mesas da Câmara e do Senado. Em conversa com aliados durante sua viagem ao Nordeste, ontem, Lula reconheceu que a divisão permanecerá, qualquer que seja o resultado. E admitiu que o governo precisará agir com firmeza para recompor a unidade da coalizão.

A disposição de Lula, segundo interlocutores, é de ¿cobrar responsabilidade¿ dos líderes e dirigentes dos partidos aliados com o fim da disputa, já que precisará de votos para aprovar as sete medidas provisórias e cinco projetos de lei que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ¿ e outros que ainda serão enviados.

¿ O presidente está esperando que passe o temporal. Ele está esperando o resultado e vai cobrar responsabilidade de todos ¿ disse um interlocutor do presidente.

Ontem, ao longo do dia, Lula recebeu as mais variadas avaliações sobre a sucessão na Câmara. De um lado, os apoiadores de Arlindo Chinaglia (PT-SP) garantiam que ele poderá ganhar até no primeiro turno, com mais de 250 votos. Outros, que o segundo turno é certo e que Aldo Rebelo (PCdoB-SP) será reeleito.

O próprio Lula, na reunião de anteontem com os onze partidos do Conselho Político, disse que sua prioridade seria ¿unir internamente¿ sua base e que esperava que as feridas fossem superadas. Mas, como constatou um aliado que acompanhou Lula ontem, os partidos ouviram os apelos do presidente, mas saíram de lá para fechar acordos que aumentaram o racha. As relações entre PT e PSB, por exemplo, no Congresso, são cada vez mais complicadas.