Título: Candidatos temem traições de aliados
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 01/02/2007, O País, p. 5

Disputa pelos cargos da Mesa Diretora deverá ter concorrentes avulsos

BRASÍLIA. A maior preocupação ontem dos aliados de Renan Calheiros era administrar seu favoritismo na disputa pelo comando do Senado. O temor maior é que alguns senadores, certos da reeleição da Renan, possam ficar tentados a se solidarizar com José Agripino Maia ¿ político com bom trânsito em todas as bancadas ¿ para impedir que o candidato pefelista saia desmoralizado, caso se confirmem as traições de pefelistas e tucanos.

Tucanos e Agripino procuram os indecisos

Para não perder sua vantagem, Renan passou o dia empenhado em reduzir possíveis dissidências. À noite esteve com o novo senador Joaquim Roriz (DF), que estaria tentado a seguir o colega Jarbas Vasconcelos no voto a Agripino.

Receosa de levar a culpa por uma eventual derrota de Agripino, a cúpula tucana passou o dia em reuniões na tentativa de ajudá-lo. Pela manhã o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), e o líder da bancada tucana, Arthur Virgílio (AM), acompanhados de Agripino, conversaram com o senador Almeida Lima (PMDB-SE), ainda indeciso.

Tasso e Virgílio participaram também de uma reunião entre Agripino e Renan para fechar um acordo de procedimento para a eleição. Alertado que alguns senadores estariam sendo pressionados a mostrar o voto na cédula, Renan assegurou que só permitiria a entrada de um parlamentar por vez na cabine de votação. Os dois acertaram ainda que cada candidato terá direito de se pronunciar por dez minutos na tribuna antes do início da eleição, e que as indicações para os demais cargos da Mesa serão feitas só depois da apuração do resultado, numa reunião de líderes.

Embora Renan e Agripino digam que pretendem respeitar o critério da proporcionalidade das bancada para a eleição dos demais cargos da Mesa, não está descartada a hipótese de haver candidatos avulsos.

¿ Ninguém pode impedir o lançamento de candidatos avulsos ¿ admitiu Renan.

¿ Nosso compromisso, no entanto, é de garantir a proporcionalidade dos partidos, independentemente de quem esteja disputando ¿ emendou Arthur Virgílio.