Título: Machado defende nova contabilidade
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 01/02/2007, Economia, p. 24

Ex-ministros criticam falta de ações de curto prazo para conter déficit

BRASÍLIA e LONDRES. Após se reunir com nove ex-ministros da Previdência para discutir os preparativos do fórum criado pelo governo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para discutir os problemas do regime de aposentadoria dos trabalhadores da iniciativa privada, o atual comandante da pasta, Nelson Machado, voltou a defender a nova sistemática nas contas do INSS, argumentando que há consenso sobre a necessidade de "melhorar a comunicação" entre a sociedade e a Previdência Social.

- Vamos reduzir o déficit, não vamos juntar tudo num bolo só - afirmou.

Os ex-ministros ponderaram que é preciso tomar medidas de curto prazo para conter o aumento de gastos, mas Machado descartou qualquer projeto do governo neste sentido:

- Quando o problema é grande demais, a gente segmenta e resolve um pedaço.

- Não dá para esperar 20 ou 30 anos.Você está gerando um déficit a ser pago pela geração futura, e o impacto fiscal desse problema acaba afetando o crescimento da economia - criticou o ex-ministro da Previdência Sérgio Cutolo.

Em Londres, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que espera ver este ano os resultados do fórum da Previdência, cujas discussões estão previstas para começar em março.

- O governo pode contribuir para as discussões com uma análise detalhada das contas da Previdência e uma projeção do que vai acontecer no futuro. As contas têm que ser mais transparentes para que se faça um diagnóstico preciso. Por isso, pretendemos colocar as renúncias fiscais na conta do Tesouro - disse. (Geralda Doca e Fernando Duarte, correspondente)