Título: Venezuela quer comprar coca da Bolívia
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 01/02/2007, O Mundo, p. 32

Fábricas que industrializam folha recebem financiamento de Chávez

BUENOS AIRES. A Venezuela pretende comprar toda a produção de folha de coca industrializada pela Bolívia, informou o embaixador da Venezuela em La Paz, Julio Montes. De acordo com o diplomata, seu país vai adquirir a produção das duas fábricas de industrialização da folha localizadas na região do Chapare, que recebem financiamento do governo de Hugo Chávez.

"Existe um mercado garantido (para as folhas de coca)", afirmou o embaixador venezuelano ao jornal "La Razón", de La Paz. Além de receberem ajuda econômica da Venezuela, as fábricas estão sendo assessoradas por técnicos cubanos. O objetivo do presidente boliviano, Evo Morales, é multiplicar a produção de folha de coca num prazo máximo de seis meses.

O embaixador descartou qualquer obstáculo legal às operações de compra e venda da folha. Morales anunciou recentemente a intenção de seu governo de aumentar a superfície dedicada à plantação de folha de coca, produto usado, por exemplo, para tratar diferentes tipos de doenças intestinais. (J.F.)