Título: Deslumbramento, indiferença e fuga
Autor: Franco, Ilimar e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 02/02/2007, O País, p. 3

Deputados novatos se portam como turistas e envolvidos em escândalos correm de holofotes

BRASÍLIA. A posse dos deputados foi marcada pelo deslumbramento dos novatos, a indiferença dos veteranos e a fuga dos holofotes dos que tiveram seus nomes envolvidos em escândalos. Para os parlamentares de primeiro mandato, o comportamento parecia o de um turista: fotos com a família e poses na cadeira do presidente, no plenário. Pediam autógrafos e tiravam fotos ao lado de famosos como o estilista Clodovil Hernandes (PTC-SP), a nova musa da Câmara, Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e até com o controverso Paulo Maluf (PP-SP).

O ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP), sumido desde o escândalo da quebra de sigilo do caseiro, escapou de entrevistas. Muito assediado, foi anunciado como "nosso ministro" na chamada para o juramento. Indagado em que focará o mandato, disse:

- No econômico, mesmo porque perdi meu outro foco (municipalista). E nem sei se ganhei um novo.

Outros petistas acusados de envolvimento em escândalos, como o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e José Mentor (SP), fugiram da imprensa. O mesmo fez José Genoino (PT-SP), que evita até circular ao lado de seu irmão, José Nobre Guimarães(PT), eleito deputado federal pelo Ceará e cujo assessor foi preso com dólares na cueca.

Responsável pela principal crise no governo Lula ao falar do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi ao Congresso e disparou provocações. Seu alvo era o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia:

- O Walfrido disse que vai sair do partido e não sai. Que vai levar 20 deputados com ele. Não vai. Sairá sozinho - disse Jefferson, que previa a vitória de Arlindo Chinaglia e descartava voltar ao Parlamento por meio de votação de anistia como pretende o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu (PT). - Saí pela porta da frente, não voltarei pelos fundos.

Mesmo em minoria, as deputadas atraíram holofotes. Enquanto Manuela D'Ávila chamava a atenção de um lado, do outro, reinava Rita Camata (PMDB-ES), chamada de musa em sua primeira eleição, na década de 80, e que está de volta à Câmara. Rita foi saudada por companheiros da Constituinte e, para muitos colegas, o título de musa pertence a ela.

Outra estrela da nova Câmara, Clodovil - num visual branco e preto, bengala e chapéu panamá - parecia estar desfilando, seguido por fãs. No início da noite, foi flagrado cochilando no plenário. Um dos repórteres quis saber como votaria nos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

- Que é o PAC, meu bem? Isso para mim é só uma sigla, não significa nada.

Muitos deputados bularam as regras que impediam a entrada de parentes e assessores no plenário. O novo líder do PTB, Jovair Arantes (GO), foi o primeiro a pôr no plenário a mulher e a filha, indiferente ao apelo dos seguranças. Barrada no plenário, Isabel Cristina, mulher do deputado Cesar Silvestri (PPS-PR), assistiu à solenidade de posse das escadas da galeria. Ao celular, reclamou com o marido:

- Você viu o que tem de mulher e filho aí dentro? Até o Clodovil está com uma mulher do lado. Isso é uma injustiça!

Discreto, o cantor Frank Aguiar (PTB-SP), cabelo preso num rabo de cavalo, preferiu um terno escuro e avisou à imprensa que defenderá a bandeira da cultura. A atriz global Patrícia Pillar, que acompanhava o marido, Ciro Gomes (PSB-CE), foi atração à parte, especialmente para os deputados. Muitos pediram licença a Ciro para tirar foto ao lado dela. Como a fila começou a alongar-se, a solução foi uma foto coletiva.

O governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos, acompanhou a mãe, deputada eleita Ana Arraes (PSB-PE), na solenidade. Quando seu nome foi chamado e ela prestou o juramento, Campos, afetuoso, beijou-lhe a testa. O deputado Simão Sessim (PP-RJ), responsável por nominar os deputados para o juramento, acabou reduzindo ainda mais a já diminuta bancada feminina. Chamou de nobre deputado duas deputadas: Jusmari Oliveira (PFL-BA) e Jô Morais (PCdoB-MG). Brizola Neto (PDT-RJ), neto do ex-governador Leonel Brizola, foi abraçado pelo líder do partido, Miro Teixeira (RJ), e veteranos trabalhistas.

A posse desta legislatura foi marcada pela presença, maciça, dos 513 deputados eleitos. A Câmara estima que entre 3,5 mil e quatro mil convidados circularam pela Casa ontem, além de funcionários e jornalistas. (Isabel Braga e Evandro Éboli)