Título: Na última hora, Lula sinaliza apoio a petista
Autor: Gois, Chico de e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/02/2007, O País, p. 8

BRASÍLIA. Depois de evitar se envolver diretamente na disputa pela presidência da Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou, ontem pela manhã, o apoio à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP). Após a abertura da instalação do Ano Judiciário, ele defendeu o respeito ao princípio de que o partido com a maior bancada deve indicar os presidentes da Câmara e do Senado. A afirmação foi entendida como uma indireta em favor do petista.

O PMDB tem a maior bancada na Câmara, e o PT, a segunda maior. Os dois partidos fizeram um pacto segundo o qual o PT indica o presidente nestes próximos dois anos, e o PMDB, nos dois anos seguintes.

- O Congresso, com todas as suas divergências, sempre teve uma cultura que precisa ser respeitada, ou seja, o maior partido no Senado tem de ter o presidente, e na Câmara tem de ter o presidente. Essa é uma prática histórica que não foi quebrada nem no regime militar. É saudável para que haja um aumento do respeito entre os partidos políticos, para que haja a necessidade das pessoas saberem que acordos firmados serão cumpridos - disse Lula.

O presidente afirmou não acreditar que a candidatura de Gustavo Fruet (PSDB-PR) prosperasse - e acertou.

- Acho pouco provável uma vitória da oposição. Acho que os dois candidatos da base aliada têm toda a chance de ganhar as eleições.

Questionado sobre as feridas que podem ser abertas com o processo eleitoral na Câmara, Lula declarou, bem-humorado:

- Um pouco de mercúrio resolve o problema...