Título: Lula a empresários: podem cobrar
Autor: Oliveira, Eliane e Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 02/02/2007, Economia, p. 24

Em 'profissão de fé', presidente diz que vai mobilizar governo e destravar projetos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem a empresários, em audiência no Palácio do Planalto, que a sociedade pode cobrar dele a efetiva implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em seu segundo mandato, pois ele mobilizará o governo para "fazê-lo acontecer". Segundo Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Lula estava entusiasmado:

- O presidente demonstrou um otimismo muito grande e fez uma profissão de fé que o PAC vai acontecer. Ele disse que mobilizará todas as forças do governo para que as licitações sejam realizadas e a licença ambiental saia - contou Godoy.

Governo busca ajuda da indústria para aprovar PAC

Godoy disse que Lula reafirmou a necessidade de unir o país em torno de determinados temas, como o desenvolvimento.

- É tarefa da iniciativa privada ajudar, apresentar críticas quando for o caso e interagir com o governo para encontrar soluções - afirmou Godoy.

O governo tem procurado atrair apoio de setores industriais para o PAC e espera contar com a ajuda deles para pressionar governadores e parlamentares a aprovarem as medidas que precisam passar pelo Congresso. Na semana passada, o presidente Lula se reuniu com executivos do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). Após a audiência, eles defenderam o pacote e anunciaram que iriam tentar influenciar o Congresso a votar a favor do programa.

Segundo Godoy, o presidente ontem disse aos empresários que a sociedade pode cobrá-lo, pois o PAC será uma realidade. De acordo com o presidente da Abdib, Lula disse que vai mobilizar o governo para que os projetos sejam destravados.

Godoy elogiou o pacote, sobretudo as medidas destinadas à contenção de despesas, como a que limita o reajuste dos salários do funcionalismo. Ele disse que informou o presidente da disposição dos empresários para agilizar os processos no que for de competência da iniciativa privada.

- Nossa disposição é colocar toda nossa força de atuação. Podemos montar uma estrutura de gestão que possa favorecer a agilidade aos processos - disse o empresário.