Título: Presidente diz que Bush deveria renunciar
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 02/02/2007, O Mundo, p. 32

Chávez volta a chamar chefe de Estado dos EUA de diabo e criminoso

BUENOS AIRES. Um dia depois de George W. Bush ter manifestado sua preocupação pela aprovação da Lei Habilitante que concedeu poderes extraordinários ao presidente venezuelano, Chávez disse que o presidente americano "não tem capacidade política nem moral, nem de qualquer tipo para governar aquele país".

- O presidente dos Estados Unidos deveria renunciar se tivesse algo de dignidade - afirmou Chávez.

Mais uma vez, o presidente venezuelano se referiu ao chefe de Estado americano como "o diabo", provocação que lançou pela primeira vez durante a Assembléia das Nações Unidas, em setembro passado, em Nova York.

- Até mesmo o diabo manifestou sua preocupação (pela aprovação da Lei Habilitante) - declarou Chávez, em tom irônico.

O presidente venezuelano chamou Bush e o recém-indicado subsecretário de Estado americano, John Negroponte, de "criminosos de guerra".

- O senhor Negroponte é um criminoso de guerra e agora o outro criminoso, que é Bush, o nomeou segundo no Departamento de Estado - enfatizou Chávez.

- Senhor Negroponte "come in" (venha para cá). Não temos medo do senhor. Ambos, Bush e Negroponte, deveriam ser julgados e presos. Representam uma máfia que está instalada no poder dos Estados Unidos, disse o presidente venezuelano.

Chávez questionou as críticas contra o sistema democrático de seu país e defendeu o aprofundamento do processo revolucionário através da polêmica Lei Habilitante.

- O povo me deu o poder que tenho e tudo está dentro do marco da Constituição - acrescentou.

(Janaína Figueiredo)