Título: Roseana deve ser a líder do governo
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O País, p. 8

Senadora do PMDB atuará na negociação do Orçamento no Congresso

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Os aliados de Renan Calheiros (PMDB-AL) não demoraram para cobrar a fatura pela ajuda na sua reeleição para a presidência do Senado. A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) deverá ser nomeada nos próximos dias líder do governo no Congresso. Por conta dessa escolha ¿ e da manutenção de Romero Jucá (PMDB-RR), como líder do governo no Senado ¿ o PT arrancou da bancada peemedebista a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que deverá ficar com Aloizio Mercadante (SP).

Roseana, cotada diversas vezes para o Ministério do presidente Lula, nega, por enquanto, a possibilidade de ser líder. O cargo de líder do governo no Congresso não tem a mesma visibilidade dos líderes governistas na Câmara e no Senado, mas detém poder e benefícios. Além de participar do colégio de líderes, de reuniões ministeriais e de ter interlocução preferencial com o presidente e ministros, o ocupante do posto comanda as negociações para aprovação do Orçamento da União.

A negociação para a Mesa e presidências das comissões se estendeu pela noite de quinta-feira. O PSDB cedeu a primeira vice presidência a Tição Viana (PT-AC) em troca da segunda vice e duas suplências.

¿ Nunca vi um partido tão generoso como o meu ¿ ironizou Álvaro Dias (PR), salientando que o PFL, derrotado na disputa pelo comando do Senado, não abriu mão de cargos na Mesa e garantiu a Comissão de Constituição e Justiça para Antonio Carlos Magalhães (BA).