Título: Há uma intenção de moralizar o Congresso
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O País, p. 10

Osmar Serraglio (PMDB-PR) é o novo primeiro-secretário da Câmara, responsável pelas licitações milionárias da Casa

Bernardo de la Peña

BRASÍLIA. Depois de conseguir derrotar o ex-líder do PMDB Wilson Santiago (PB), na disputa em plenário pela primeira secretaria da Câmara, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) ¿ que foi relator da CPI dos Correios ¿ interpretou o número de votos que recebeu como um sinal da intenção dos deputados de moralizar o Congresso. Fala mansa e jeito de seminarista, Serraglio foi eleito primeiro-secretário da Câmara e será o responsável pelas licitações milionárias da Casa.

Ele assume um ar professoral ao discorrer sobre as razões que, em seu entender, levaram à sua eleição. Todos imaginavam que Serraglio contaria com a antipatia dos colegas por ter mandado para o Conselho de Ética da Câmara os 19 parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão. Até porque a maior parte deles foi absolvida pelo plenário da Câmara. Apenas três foram cassados.

Vitória atribuída ao trabalho na CPI dos Correios

Mas o deputado conquistou o cargo, uma espécie de grande gerente da Câmara, responsável ainda pelos serviços administrativos e pelo controle das polêmicas verbas indenizatórias. Ele afirma achar que sua atuação como relator da CPI tornou-se uma credencial para assumir a tarefa de tentar moralizar os gastos:

¿ Aquilo foi uma escola. Quando você percebe que aquilo que imaginava impensável se realiza, tem que ser mais cético em relação às coisas que podem ser concretizadas ¿ filosofa.

¿ Tem alguns que não percebem que exercem uma função pública. Minha eleição é um indicativo de que há essa intenção de moralizar o Congresso ¿ completa Serraglio.

Com um sorriso de orelha a orelha, Serraglio ontem já se preparava para tentar ajudar a melhorar a imagem do Congresso. Enquanto empresta credibilidade à imagem da Mesa da Câmara, o deputado quer conhecer melhor como são os gastos dos seus colegas. Cauteloso, diz que ainda está tomando pé da situação e que vai fazer o necessário para recuperar o prestígio da Casa.

¿ Vou fazer aquilo que é necessário, porque aqui se administram conflitos e terei de avançar paulatina e firmemente para recuperar o prestígio da Câmara.

Auditoria nos gastos com verbas extras é possível

Serraglio não descarta, entretanto, uma auditoria nos gastos com as verbas extras, mais conhecidas no Congresso como indenizatórias.

¿ Vou baixar os olhos sobre os gastos. Trabalhei muito tempo com contabilidade e por isso tenho certa facilidade com isso. Posso detectar eventuais situações que precisam ser corrigidas e que estejam vinculadas às suspeitas que se têm. Precisamos afastar as suspeitas em torno dessas coisas que se aventam, em torno de verbas de indenização.

Mesmo ontem, depois de uma reunião para tomar conhecimento de suas novas atribuições como primeiro secretário, Serraglio ainda achava graça da sua vitória:

¿ Ninguém acreditava. Só pedi a Deus para não perder muito feio, para poder não passar vergonha ¿ brincou o deputado.