Título: Chinaglia e Renan elogiam o programa
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O País, p. 13

BRASÍLIA. No primeiro ato após suas eleições para as presidências da Câmara e do Senado, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) demonstraram afinidade com o governo nos discursos lidos na abertura da sessão de instalação dos trabalhos da legislatura. Os dois destacaram o trabalho desenvolvido pelo primeiro governo do presidente Lula, e pediram apoio do Congresso para aprovação do Programa de Aceleração do Crescimento.

¿ Reconhecemos na ação do Executivo o imenso esforço para a renovação social e econômica ¿ disse Chinaglia. ¿ Expandir a infra-estrutura física e social do país, desonerar o capital produtivo, gerar empregos, distribuir renda e assegurar competitividade das exportações, como pretende o Poder Executivo com a instituição do PAC, é possível.

Chinaglia disse a Câmara começará a trabalhar na próxima semana para tornar o PAC operacional. Renan também enfatizou o plano do governo.

¿ O governo anunciou o PAC como um primeiro passo. Além desse debate, caberá também ao Congresso Nacional eleito dinamizar as reformas estruturantes, especialmente a inadiável reforma política, a reforma tributária, a reforma trabalhista e a reforma sindical, também urgentes e inadiáveis.

O presidente do Senado se comprometeu a trabalhar para que o Congresso aprove as reformas.

¿ Não será por inércia do Congresso que a discussão ficará paralisada ¿ disse Renan.