Título: Meirelles: empresas têm como produzir mais
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 03/02/2007, Economia, p. 32

Apesar disso, BC acredita que não há risco de que a meta de inflação seja descumprida

SÃO PAULO. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que as empresas brasileiras têm condições de aumentar a produção sem pressionar a inflação. Segundo ele, os aumentos da renda, do crédito e do emprego no país vêm impulsionando a demanda e, mesmo assim, a inflação tem se mantido ajustada às metas fixadas pelo BC.

¿ A demanda agregada está crescendo por causa do aumento da renda, do emprego e do crédito. Esperamos a continuidade desse crescimento e também um crescimento da oferta de maneirasse consistente ¿ disse Meirelles, ontem depois de reunião com presidentes de bancos centrais do Mercosul, em São Paulo.

Na ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulgada na última quinta-feira, o BC apontara justamente o ¿aquecimento da atividade econômica¿ como uma das razões para a redução do ritmo de corte da taxa básica de juros, a Selic. Na última reunião do Copom, o BC reduziu os juros em apenas 0,25 ponto percentual.

Aos seus colegas de BC do Mercosul, entretanto, Meirelles destacou que o BC brasileiro vem conduzindo de maneira adequada o ajuste monetário no país.

¿ Como sabemos, as expectativas de inflação no Brasil para o ano de 2007 estão dentro da meta e a expectativa para 2008 também está consistente com a meta. Isso mostra que a coordenação de expectativas está se dando de maneira adequada ¿ disse Meirelles.

Como anfitrião do encontro de presidente de BCs do Mercosul, Henrique Meirelles falou sobre as tendências da economia mundial. Na sua avaliação, há uma tendência de desaceleração na expansão econômica global, mas num cenário ainda positivo, ¿com taxas de crescimento acima das taxas históricas¿.