Título: França vai financiar projetos do PAC
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 03/02/2007, Economia, p. 32

Ministra assinará acordo no INPI

BRASÍLIA. Acompanhada por 20 empresários de seu país, a ministra de Comércio Exterior da França, Christine Lagarde, disse ontem que seu governo e diversos empresários franceses estão dispostos a financiar projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela informou que, ainda neste semestre, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai se instalar no Brasil e revelou que os investidores franceses estão particularmente interessados em projetos de energia, infra-estrutura e transportes urbanos, com destaque para os metrôs.

¿ As empresas francesas estão muito interessadas no PAC. Provavelmente são as mais interessadas do mundo no PAC ¿ enfatizou Christine Lagarde.

A ministra destacou que, além do interesse em financiar projetos para preservar o meio ambiente, a biodiversidade e planos de controle de doenças transmissíveis, a agência prevê negócios nos setores financeiro, de energias renováveis e transportes. Só em 2006, o total de operações da AFD atingiu 2,7 bilhões de euros. No Brasil, o volume de operações estimado é de cerca de 150 milhões de euros por ano.

Lagarde esteve ontem com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o chanceler Celso Amorim, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o ministro interino do Desenvolvimento, Mário Mugnaini. Durante o encontro com Mugnaini, a ministra foi informada de que a Peugeot-Citroën vai exportar motores bicombustíveis (flexfuel) para a França.

Na segunda-feira, a ministra estará no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Rio. Na ocasião, será assinado um acordo para intensificar a cooperação entre os dois países na defesa dos direitos de propriedade industrial, no combate à pirataria.