Título: Lula culpa ricos pelos problemas climáticos
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O Mundo / Ciência e Vida, p. 37

Presidente e ministra afirmam que Brasil reduz desmatamento e investe mais em fontes de energia renováveis

Soraya Aggege*

CAMPINAS. Depois de a ONU divulgar o relatório sobre o aquecimento global, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu ontem para o ataque aos países ricos. Segundo o presidente, os países industrializados assinam tratados, mas não têm coragem de enfrentar as indústrias poluidoras. Lula disse que está ¿cuidando do nosso terreiro¿, mas é preciso que ¿eles cuidem do terreiro deles¿, no que é relacionado ao clima.

¿ Nós, agora, estamos assistindo uma preocupação mundial com o desmatamento: os EUA estão preocupados, a França está preocupada. No Brasil, nesses últimos dois anos, nós diminuímos o desmatamento da Amazônia em 52%. Mas não basta a gente diminuir o desmatamento aqui, é preciso que eles (os países ricos) tenham responsabilidade e parem com a emissão de gases das suas indústrias poluidoras ¿ disse Lula, em um discurso na inauguração de uma estação de tratamento de esgoto em Campinas, interior paulista.

Segundo Lula, o Brasil vem investindo mais em fontes de energia renováveis.

Em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um discurso semelhante ao do presidente, afirmando que a influência dos países mais ricos no clima é muito maior.

¿ Os países em desenvolvimento têm uma parcela de contribuição, que representa cerca de 20% das emissões. Mas mesmo que esses países conseguissem zerar suas emissões, os 80% de emissões pelos ricos causariam uma catástrofe do mesmo jeito, inclusive destruiria as nossas florestas ¿ afirmou a ministra, frisando que o Brasil já está se empenhando em fazer sua parte. ¿ Mas o ideal seria que os países parassem de se culpar e trabalhassem juntos. O tema (ambiental) exige mais cooperação e solidariedade.

Ela enfatizou a importância de pesquisas para o desenvolvimento de biocombustíveis. Segundo Marina, foram plantados 600 mil hectares de florestas no Brasil nos últimos quatro anos. No mesmo período, iniciativas do governo teriam contribuído para reduzir o desmatamento, evitando 430 milhões de toneladas de emissão de C02.

Desmatamento torna Brasil o quinto maior poluidor

Mas um estudo chamado ¿Planeta Vivo¿, divulgado ontem pela organização ambiental WWF, mostrou que é justamente o desmatamento que faz o Brasil saltar muitas posições e ser, hoje, o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta ¿ atrás apenas de EUA, China, União Européia e Indonésia. Se a emissão per capita dos brasileiros de CO2 é de 1,8 tonelada por ano ¿ sem considerar a destruição das florestas ¿ ela sobe para nada menos do que 12,8 toneladas quando o desmatamento é incluído nas estatísticas.

¿ Os dados são alarmantes, principalmente se considerarmos que nos EUA, responsáveis por cerca de 35% das emissões de CO2 hoje no mundo, a emissão per capita é de 22,9 toneladas por habitante/ano ¿ avalia Karen Suassuna, do WWF-Brasil.

Brasil e Indonésia, juntos, respondem por mais de 50% da área desmatada de florestas no planeta. Além de pedidos óbvios como reduzir o desmatamento, aumentar áreas protegidas, o WWF pede que o Brasil trate o tema não apenas por meio do Ministério do Meio Ambiente, mas também em ministérios como Agricultura e Fazenda.

¿ A questão aqui já ultrapassou o âmbito ambiental, é uma questão de se repensar a infraestrutura ¿ afirma Suassuna.

*COLABORARAM: Carolina Brígido (Brasília) e Mariana Timóteo da Costa (Rio)