Título: Tornado e chuvas matam 19 pessoas na Flórida
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O Mundo / Ciência e Vida, p. 37

Governo decreta estado de emergência em quatro condados. Cerca de 500 construções são danificadas

ORLANDO, Flórida. Fortes tempestades e pelo menos um tornado atingiram o estado americano da Flórida no meio da madrugada de ontem, enquanto muitos moradores dormiam, matando 19 pessoas e destruindo ou danificando cerca de 500 casas, lojas e igrejas. Uma grande área do centro da Flórida foi atingida, ao norte da região turística de Orlando, levando o governador Charlie Crist a decretar estado de emergência em quatro condados.

Durante o dia, equipes de resgate ainda procuravam por sobreviventes, que podem estar soterrados por pilhas de escombros. Cerca de 30 mil consumidores ficaram sem luz, e à tarde apenas metade voltara a ter energia elétrica.

Autoridades acham que pode ter havido segundo tornado

A tempestade atingiu o estado às 3h15m (hora local), com pelo menos um, talvez dois, tornados, segundo autoridades do condado de Lake. Kevin Lenhart, da Administração de Emergências, disse que a tempestade chegou rapidamente. Muitos dormiam e não ouviram as sirenes de alerta.

¿ Foi no pior momento possível ¿ disse Lenhart.

As áreas de Ocala e Deland foram as mais atingidas. A Cruz Vermelha abriu centros para receber os desabrigados.

¿ Nossa prioridade hoje é a busca e o resgate ¿ explicou o governador Crist. ¿ Queremos nos assegurar de que todos foram resgatados.

Christopher Patton, porta-voz do Centro de Operações de Emergência do condado de Lake, informou que três pessoas morreram em Lady Lake (64km a noroeste de Orlando) e 11 foram mortas nos arredores de Paisley.

¿ Há casas, lojas e instituições religiosas que foram completamente devastadas ¿ contou Patton. ¿ Não foi como aconteceu com os furacões de 2004, quando tivemos danos menores. Foi muito mais devastador.

A Patrulha Rodoviária da Flórida informou que o tornado passou sobre cinco caminhões que estavam na estrada interestadual no condado de Volusia.

¿ Vimos pedaços deles espalhados por toda a estrada ¿ disse a porta-voz Kim Miller. ¿ Havia alguns carros misturados.

Cerca de mil tornados atingem os Estados Unidos anualmente, matando uma média de 80 pessoas por ano. Os tornados de inverno parecem ser mais freqüentes durante os anos em que ocorre o fenômeno El Niño, quando as águas do Pacífico ficam mais quentes. Em fevereiro de 1998, uma série de tornados matou mais de 40 pessoas no centro da Flórida.