Título: Presidente do Equador destitui chefe do Exército
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O Mundo, p. 44

Correa culpa general por morte de ministra em acidente aéreo. Nova titular da Defesa assume

QUITO. O novo presidente do Equador, Rafael Correa, destituiu ontem o comandante do Exército, nomeado em janeiro, após acusá-lo em parte pelo acidente de helicóptero que matou na semana passada a ministra da Defesa, Guadalupe Larriva.

Segundo o ministro da Economia, Ricardo Patiño, que atuou como ministro interino da Defesa, um relatório militar revelou uma série de erros de planejamento, operação e segurança nos vôos dos helicópteros nos quais Larriva, sua filha adolescente e cinco militares morreram. Os dois helicópteros se chocaram na província de Manabí, no dia 24. Patiño disse que o comandante do Exército, general Pedro Machado, foi responsabilizado pela segurança da ministra.

¿ O Exército cometeu esses erros e o general Machado tem que responder por eles ¿ disse Patiño.

Medida pode causar mal-estar entre militares

Correa ¿ que empossou ontem uma nova ministra na pasta da Defesa ¿ ordenou uma ampla investigação, com a ajuda de especialistas estrangeiros. Segundo Patiño, não há indícios de que se trate de atentado. Machado será substituído pelo general Guillermo Vasconez.

¿ A mudança vai provocar algum desconforto entre os militares, mas é necessária após a morte de Larriva ¿ declarou Fredy Rivera, especialista em militarismo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

Larriva, que aos 50 anos se tornou a primeira mulher a ocupar a pasta da Defesa no país, foi substituída por Lorena Escudero, uma professora universitária de 41 anos. Escudero prestou juramento ontem, diante de Correa, no Palácio de Carondelet.

A morte de Larriva estremeceu o jovem governo de Correa, enquanto cresce a tensão com o Congresso devido ao plano do presidente de reformar a Constituição. Os militares equatorianos, de certa forma, tomaram parte na derrubada de três presidentes na última década ao removerem seu apoio, em meio a crescentes protestos nas ruas.

Ontem, a oposição acusou Correa de tentar implantar no país um modelo semelhante ao que o presidente Hugo Chávez instaura na Venezuela, ou mesmo ao de Cuba.

¿ A intenção da consulta (sobre a Assembléia Constituinte) é mudar o modelo econômico para implantar um de caráter totalitário e chegar ao comunismo de Hugo Chávez e Fidel Castro ¿ disse a deputada Gloria Gallardo, do Partido Renovador Institucional Ação Nacional (Prian).

Para Gallardo, a oferta de US$1 bilhão feita por Chávez ao Equador visa a fazer com que o país seja inserido numa frente socialista e antiamericana.